61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO DE IMATUROS DE CHIRONOMIDAE EM IGARAPÉS NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AMAZONAS
Vanessa de Sousa Benchimol Mereles 1
Lívia Maria Fusari 1
Neusa Hamada 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-Inpa
INTRODUÇÃO:

Os insetos Chironomidae (Diptera) possuem ampla distribuição, sendo abundantes em ecossistemas aquáticos tais como: lagos, rios e igarapés. Esses insetos desempenham relevante papel na cadeia trófica, sendo o maior elo entre produtores e consumidores secundários. A região Neotropical possue 155 gêneros e 709 espécies descritas, o que representa menos de 5% do total estimado para a região, números que demonstram a carência de estudos sobre a diversidade de Chironomidae, principalmente de seus imaturos (larva e pupa). Recentemente, tem-se utilizado exúvias pupais de Chironomidae em estudos sobre diversidade em ambientes lóticos, sendo que o método com exúvias pupais (CPET) possibilita o estudo da diversidade de Chironomidae, independente do corpo d'água. Em estudos sobre diversidade desses insetos, é essencial que ocorra uma identificação mais acurada, porém a maioria dos trabalhos restringe-se a uma identificação ao nível de família. O conhecimento aprofundado desses insetos pode ser útil em estudos sobre biomonitoramento de ecossistemas aquáticos.

METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas nos meses de março e julho de 2008 em sete igarapés no município de Manaus-AM: km 42, km 47, km 52 (localizados na BR 174); Toca do Leão (localizado na AM 010); UFAM (Universidade Federal do Amazonas); Bolívia 14 e Acará 23 (Reserva Florestal Adolpho Ducke). Todos os pontos amostrados tinham baixa profundidade (1 m) e largura (1,50 m) e sedimento arenoso. A coleta das exúvias pupais foi feita com uma rede de Brundin (250μm), por meio de varredura ativa na lâmina d'água, na direção oposta à correnteza; o esforço amostral foi realizado em áreas de remanso com acúmulo de detritos e nas margens do igarapé, onde se acumulam espumas. Foram retiradas cinco sub-amostras de cada igarapé. O tempo de amostragem foi de dez minutos para cada sub-amostra. O material recolhido foi preservado em álcool 80%. No laboratório, as exúvias foram separadas por subfamília (Chironominae, Tanypodinae e Orthocladiinae), em seguida foram montadas entre lâmina e lamínula com meio de Hoyer. Para a montagem, o cefalotórax pupal foi separado do abdômen, sendo ambas as partes dispostas na lâmina com a região dorsal voltada para cima. As exúvias foram identificadas ao nível taxonômico de gênero e/ou morfótipo por meio de chaves específicas.
RESULTADOS:

Foram coletadas 1227 exúvias pupais, sendo 1064 Chironominae, 93 Orthocladiinae e 70 Tanypodinae. Dentro da subfamília Chironominae foram identificados os seguintes gêneros: Beardius 1, Beardius 2, Beardius 3; Cladopelma; Cryptochironomus; Goeldichironomus; Paratendipes; Polypedilum; Rheotanytarsus; cf. Stempellina; Tanytarsus; Zavrelia?. Da subfamília Tanypodinae foram identificados: Ablabesmyia; Djalmabatista; Labrundinia; Larsia; Nilotanypus; Pentaneura. Da subfamília Orthocladiinae foram identificados: Antillocladius; Cricotopus; Lopescladius; Nanocladius; Parametriocnemus; cf. Thienemaniella; aff. Pseudosmittia.

CONCLUSÃO:

Os resultados houve maior ocorrência da subfamília Chironominae nos pontos coletados, fato que demonstra a abundância natural dessa subfamília em ecossistemas aquáticos. Embora o número de amostras tenha sido pequeno, pode-se observar que houve uma quantidade considerável de gêneros identificados, demonstrando que existe uma riqueza relevante para esses insetos. Estudos sobre a diversidade de Chironomidae representam uma grande contribuição para o conhecimento dessa família na região Amazônica, contribuindo para a utilização desse grupo em estudos diversos, como  limnológicos.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Fauna, CPET, Chironomidae.