61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE  UM GRAVADOR DE EEPROM COM CONTEÚDO SPD PARA MEMÓRIA DDR2 DIMM.
Edson Farias de Oliveira 1
Carlos Alberto Oliveira de Freitas 1
Haroldo Melo de Oliveira 1
Fábio Arozo de Albuquerque Junior 2
Jandecy Cabral Leite 3
1. Instituto de Tecnologia José Rocha da S Cardoso
2. Universidade Estadual do Amazonas
3. UFPA/ITEGAM
INTRODUÇÃO:

Este trabalho faz parte da preparação de ferramentas para otimização de processos de teste de placas MBs que dará base para o projeto de pesquisa intitulado “Otimização do tempo de teste de placas mother board em uma indústria do Pólo Industrial de Manaus”, que se insere na linha de pesquisa em Produção Industrial do Mestrado em Processos Industriais da UFPA, coordenada pelo prof. Drd Jandecy Cabral Leite, tendo como princípio eliminar a compra de equipamentos adquiridos comercialmente em outros países.  O objetivo principal do referido trabalho é desenvolver um equipamento próprio, de baixo custo, com tecnologia dominada pela equipe de desenvolvedores, que possibilite a sua utilização em linha de produção de memória DDR2 para notebook utilizando um dispositivo mecânico com agulhas de teste em substituição a conectores e soquetes normalmente encontrados em equipamentos vendidos comercialmente e que opere com tempos compatíveis com o tempo de ciclo da linha de produção. O mesmo deverá contar com interface homem máquina utilizando display LCD e com estrutura mecânica capaz de realização gravação em diversos tipos de memória DDR2 para notebook, bem como a capacidade do operador poder selecionar um modelo específico de programa baseado em seu código ( part number ) no BOM ( Bill of Material ) do produto.

METODOLOGIA:

Tomando-se como base o artigo publicado pela Simmtester.com (2006) sobre definição de SPD (Serial Presence Detect) observou-se que a mesma utiliza uma memória EEPROM 24C05 como componente que armazena o SPD. Esse componente se comunica com o mundo externo através de um barramento chamado I2C (Inter-Intregated Circuit) desenvolvido pela Philips para comunicação entre dispositivos eletrônicos. Projetou-se em então uma placa baseada no microcontrolador 8051 e definiu-se o hardware necessário para a comunicação entre o microcontrolador e a placa de memória DDR2 DIMM. Esse hardware foi composto de um microcontrolador AT89S8252, display LCD 4x20, fonte dc de 12V e a base mecânica contendo a placa de controle, os botões para seleção do SPD a ser gravado e para início e encerramento da operação, a cama de agulhas que fazem contato com os terminais da placa de memória em substituição soquetes e conectores DDR2 DIMM. 

Com o hardware definido foi desenvolvido um firmware necessário para controle do mesmo. Esse firmware foi desenvolvido em linguagem C e compilado pelo software Proview 32.

RESULTADOS:
O equipamento de gravação de memória DDR2 DIMM foi concluído e instalado na linha de produção com os resultados esperados para o mesmo, ou seja está adequado para diferentes tipos de memória de notebook, houve aumento do tempo de vida do mecanismo de gravação, a gravação em feita na própria placa da memória montada, a escolha do firmware a ser gravado é feita selecionando o código do mesmo evitando assim o erro de carregamento do mesmo, o número de placa gravadas fica visível a qualquer momento no equipamento. Além disso podemos aumentar o volume de produção com a duplicação do equipamento, pois a tecnologia de desenvolvimento é proprietária.
CONCLUSÃO:

Foi projetado e construído um gravador de módulos de memórias que atende os problemas de produção encontrados processo produtivo. Os resultados obtidos com o processo de simulação e posteriormente nos testes reais foram excelentes.

Os testes realizados na engenharia da empresa serviram para os ajustes primários no gravador e em seguida os testes realizados em campo seguido de ajustes mais finos que comprovaram o funcionamento do gravador, resolvendo os problemas do número de memórias por unidade de tempo e garantido a segurança com a interface sem a alteração dos códigos de memória feitos acidentalmente pelo usuário.

O protótipo construído teve um baixo custo e dado que a empresa possui os componentes necessários sua produção em serie esta garantida.

Palavras-chave: gravador spd, memória eeprom, barramento I2C.