61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA LAGOA DA CARBRÁS, COMUNIDADE SÃO PEDRO, ZONA NORTE DE MANAUS
Adriana Araújo Pompeu Piza 1
Francisco César Brito Vieira 1
Josefina Barrera Kalhil 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
O estudo do meio ambiente é importante para compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas. Saber qual é a percepção de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente em que vivem através de atividade extra-classe, possibilita a esse estudante vivenciar o que aprendeu na sala de aula. Este trabalho teve como estratégia didática não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas como objetivo promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente para a formação de um conceito e transformação do ambiente em que vive.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vicente Cruz, situada na Zona Norte de Manaus. Para isso utilizou-se o método de estudo de caso e a pesquisa participante, através da utilização do recurso da máquina fotográfica com dinâmica de foto-interpretação, frases conceituais, mapas mentais e debate. Os procedimentos de análise foram qualitativos e quantitativos por meio de tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
Os resultados mostram que no conceito formado pelos alunos, eles não se vêem como parte integrante do meio ambiente e como modificadores dele, acreditava que o meio ambiente era tudo que estivesse ao alcance de ser utilizado, ou seja, o natural.
CONCLUSÃO:

Após a participação desta atividade, os estudantes passaram a entender o papel do ser humano dentro do meio ambiente e sua complexidade, reformulando o conceito pré-estabelecido. Assim, espera-se contribuir com o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem mais eficiente e voltado à sua realidade.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Percepção, Estudantes.