61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
Desenvolvimento de interfaces gráficas para sistemas de apoio a equipes de emergência usando dispositivos móveis
Rodrigo Nascimento de Souza 1
João Soares de Oliveira Neto 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - FCI (IC)
2. Prof. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - FCI (Orientador)
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de interfaces gráficas de um modo geral é cercado de diretrizes e padrões para sua elaboração. Diversos aspectos são levados em consideração na hora da concepção da interface, como as configurações do dispositivo e as características do ambiente onde a interface será utilizada, que tipo de indivíduo vai interagir com o sistema, as peculiaridades envolvidas. Tais aspectos também se aplicam ao desenvolvimento de interfaces gráficas aplicadas a sistemas de apoio a equipes de emergência. A relevância deste trabalho vem da utilidade que os dispositivos móveis, tais como celulares e computadores portáteis, cada vez menores e popularizados, podem ter, se corretamente utilizados, a uma situação de emergência médica. A motivação para esta pesquisa é a possibilidade do desenvolvimento de um aplicativo com uma interface gráfica utilizando o Java como linguagem de programação. Esta linguagem, escolhida por se tratar de uma plataforma livre, utilizada em diversos sistemas operacionais e dispositivos existentes atualmente, inclusive os dispositivos móveis. Os objetivos desta pesquisa são identificar os padrões e diretrizes pertinentes ao universo das emergências médicas e apresentar os resultados com o desenvolvimento de uma interface seguindo estas orientações.
METODOLOGIA:
Leitura de artigos científicos sobre sistemas interativos para emergências médicas, problemas no preenchimento de prontuários eletrônicos de pacientes, estudos sobre atendimento médico pré-hospitalar; além de problemas de usabilidade e aplicações de interface gráfica em dispositivos móveis, projeto de interação e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica em Java. A pesquisa de campo, baseou-se no conhecimento do ambiente de utilização do aplicativo, colhendo dados para o desenvolvimento da interface gráfica e uma posterior versão funcional para avaliação e aperfeiçoamento da interface. Esta etapa foi prejudicada, pois houve dificuldade em estabelecer contato com os órgãos públicos, responsáveis pelo atendimento das urgências e emergências, devido à burocracia envolvida na coleta de informações. Utilizou-se então a observação de uma série feita para a televisão norte americana - Third Watch -  que retrata ocorrências envolvendo policiais, bombeiros e paramédicos em um determinado distrito da cidade de Nova Iorque, nos EUA. Para a concepção da interface gráfica em si foi utilizado um modelo de formulário impresso de relatório de atendimento gentilmente cedido por empresa particular da área de emergências médicas, que foi base para o desenvolvimento da interface.
RESULTADOS:

Este projeto a princípio foi idealizado para telefones celulares que suportam Java, mas por razões de tamanho do aparelho, do seu teclado e de sua tela, além da dificuldade de se preencher um formulário eletrônico usando o teclado de um celular comum, optou-se por utilizar dispositivos móveis com poder de processamento, de memória e de recursos maiores. Optou-se então pelo uso de um PDA (Assitente Pessoal Digital) ou dispositivo móvel com poder computacional e recursos parecidos com os de um coputador comum, mas com limitações. Neste dispositivo, foi desenvolvido então uma interface gráfica utilizando uma versão do Java - o Personal Java - que é uma versão reduzida de versão padrão do Java - J2SE. Foi observado que as bibliotecas gráficas do Personal Java demandavam consumo excessivo de memória e processamento do equipamento, tornando assim a aplicação lenta. Com relação a interface da aplicação, num primeiro momento optou-se por reunir todas as informações do formulário e uma única janela, o que mostrou-se ineficiente pela necessidade de movimentar a tela para o preenchimento total do mesmo. Num segundo momento, o formulário foi dividido em abas, o que possibilitou uma reorganização das informações de forma mais agradável e eficiente.

CONCLUSÃO:
A busca cada vez maior de se tentar integrar a informática em todos os setores da sociedade visa sempre facilitar e ajudar as pessoas envolvidas nos mais diversos processos em nossa sociedade, eliminando erros, maximizando tempo e lucro, minimizando desperdícios. Na área da medicina, esta realidade não é diferente. Os avanços tecnológicos na área médica são muito rápidos, o intercâmbio de informações e experiências são cada vez mais rápidas e freqüentes. Numa emergência médica, o foco é a vítima, afinal é a vida de alguém que está em jogo e todo cuidado é pouco. Neste ambiente tão tenso, cercado de aparelhos, luzes e sinais, um dispositivo móvel que pode ser carregado para todos os lugares, de fácil utilização e capaz de trocar informações com outras partes de um sistema de informações, vem contribuir para um melhor atendimento à vida. Os contatos realizados com os responsáveis, infelizmente, não renderam entrevistas para a pesquisa, tal como relatado, o que dificultou o conhecimento dos procedimentos de emergência. Todavia, alguns contatos informais já foram capazes de despertar interesse em algumas autoridades e profissionais da área de saúde, mostrando que esta pesquisa está no caminho certo.
Instituição de Fomento: PIVIC Mackenzie
Palavras-chave: dispositivo móvel, emergência médica, portabilidade.