61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
ESTUDO DO PERFIL DO USUÁRIO DE TELEFONE CELULAR CONFORME A FORMA DE DESCARTE DOS TELEFONES E BATERIAS FORA DE USO, COM A UTILIZAÇÃO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA
Renato Beneducci de Aquino 1
Raquel Cymrot 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - EE (IC)
2. Profª. Mestre - Universidade Presbiteriana Mackenzie - EE (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o perfil do usuário de telefonia celular com relação ao descarte destes aparelhos e suas baterias. Foi realizada uma pesquisa na qual foram consideradas as variáveis sexo, idade, grau de escolaridade, ocupação, informação obtida no manual do telefone celular, percepção do usuário quanto ao tema e a forma de descarte já utilizada pelo mesmo. Muitos fatores têm levado ao aumento da freqüência média com que os usuários de telefonia celular trocam seus aparelhos, gerando um número enorme de aparelhos fora de uso, chamando a atenção para questões ambientais. O descarte inadequado destes aparelhos e suas baterias contribuem para o aumento dos resíduos sólidos urbanos que contém elementos tóxicos prejudiciais a saúde e ao meio ambiente. A regressão logística foi utilizada a fim de prever se o usuário descarta seu celular e baterias fora de uso de forma adequada ou não. Este é um tipo especial de regressão na qual a variável resposta pode assumir somente dois possíveis resultados. A forma mais comum de ocorrência desta situação é quando se deseja estimar se um elemento pertence ou não a determinado grupo em função de algumas de suas características.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma revisão da literatura a respeito do funcionamento do aparelho celular e dos motivos que levam às recomendações quanto à forma mais adequada do descarte dos aparelhos de telefonia celular e de suas baterias fora de uso. Também foi realizada uma revisão a respeito da metodologia de regressão logística, abordando não apenas o ajuste de um modelo de regressão logística, bem como as principais medidas de diagnóstico para a detecção dos pontos discrepantes, incluindo análise gráfica. Foram pesquisados 200 indivíduos em diferentes pontos da cidade de São Paulo por meio de uma amostragem sistemática. Devido às recusas em participar da pesquisa a amostragem não pode ser considerada probabilística, sendo, entretanto, criteriosa. Os dados do questionário relativos à ocupação foram classificados com base na versão da International Statistical Classification of Occupations acrescidas das classes estudantes e aposentados e pensionistas. Foi realizada uma analise descritiva dos dados e calculados intervalos com 95% de confiança para algumas proporções de interesse bem como realizados testes Quiquadrado de independência entre pares de variáveis aleatórias pertinentes. A seguir foi realizada a regressão logística tendo como regressoras variáveis dependentes da variável resposta.
RESULTADOS:
A amostra teve 51% de pesquisados do sexo feminino, idade média de 33,5 anos e 66,5% declararam ter lido o manual. Dos entrevistados 61% têm no mínimo curso superior incompleto, visto que a pesquisa foi em grande parte realizada próxima a universidades. Dos pesquisados 54,5% descartaram a bateria de forma incorreta, guardando-a em casa ou jogando-a no lixo. Para a escolha do modelo de regressão logística utilizado optou-se por só usar as 150 primeiras observações da amostra, guardando as 50 restantes para a validação do modelo. Baseado nos testes de independência de variáveis aleatórias e testando-se vários possíveis modelos, decidiu-se pelo modelo que incluiu as variáveis escolaridade e ler o manual. A regressão foi significativa (P = 0,045) e o modelo foi considerado ajustado por três diferentes testes. A porcentagem de concordância do modelo foi de 49,1% e de discordância foi de 24,2% (houve empates em 26,7% dos pares). A porcentagem de acerto de previsão do modelo para sua validação foi igual a 68%. Este modelo não explica totalmente a variável “descarte correto”, porém, sua eficiência foi bastante significativa.
CONCLUSÃO:
A pesquisa realizada indicou que uma maior escolaridade e informação contribuem para a percepção de que o descarte inadequado da bateria causa danos ao meio ambiente e para que o descarte de baterias de telefones celulares fora de uso seja realizado de forma correta. Nesta pesquisa, 54,5% dos pesquisados descartaram o celular ou bateria de forma inadequada, seja guardando a mesma em casa ou jogando-a no lixo. Como 39% da amostra possui escolaridade no máximo igual ao ensino médio completo e como concluiu-se que tal característica diminui a probabilidade de se realizar o descarte de modo adequado, infere-se que na cidade de São Paulo tal proporção deve ser ainda menor que 45,5%. Com a grande explosão do número de telefones celulares em uso, torna-se urgente que campanhas de informação sobre este tema sejam realizadas, para que a população fique consciente dos graves problemas acarretados por um descarte inadequado de telefones celulares e suas baterias.
Instituição de Fomento: PIVIC Mackenzie
Palavras-chave: descarte de baterias, telefone celular, regressão logística.