61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A DESCRIÇÃO EM JORGE DE LIMA
David Bulhões de Melo 1
Aloísio Nunes 1
1. ICHCA (Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes)
INTRODUÇÃO:
Utilizando os conceitos semióticos de Peirce e a teoria das três matrizes da linguagem e pensamento de Lucia Santaella, realizamos uma análise da obra de Jorge de Lima. Destacamos que devido a toda a abrangência da Semiótica Peirciana é possível desenvolver uma abordagem semiótica para qualquer assunto, inclusive o que aqui será trabalhado. Muito do embasamento teórico que será apresentado foi extraído do livro de Lucia Santaella Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual, Verbal. O livro apresenta a teoria das três matrizes da linguagem e do pensamento. A que nos interessa é a matriz verbal. Dentro do verbal faremos uso da descrição. Ela apresenta três modalidades e cada uma destas possui três submodalidades. É na aplicação, intensidade e distribuição destas na literatura de Jorge de Lima que reside o objetivo principal: uma espécie de ‘mapeamento’ do autor. Esperamos que, através desta abordagem, fique mais claro o valor lógico e estrutural da literatura feita por Jorge de Lima, pois ele foi um poeta único dentro da história da literatura Brasileira. Um poeta que, aliás, vem sendo cada vez mais esquecido pelo grande público.
METODOLOGIA:
Para a feitura deste projeto, fizermos uso dos livros de Jorge de Lima e das obras de Lucia Santaella e Charles Sanders Peirce. Primeiramente, foi realizada a leitura e discussão acerca do fundamento teórico abordado nas obras destes dois últimos autores, dando atenção especial às bases da semiótica peirciana e à teoria das três matrizes da linguagem e do pensamento. O próximo passo foi a leitura dos livros de Jorge de Lima e, por fim, a análise desse material baseado no que fora aprendido através dos ensinamentos de Peirce e Santaella. Todo esse processo foi acompanhado semanalmente pelo orientador responsável. Com ele discuti sobre as teorias acima citadas, sobre os poemas de Jorge de Lima e, ainda, sobre o avanço do projeto e as melhorias necessárias em seu conteúdo.
RESULTADOS:
A descrição qualitativa tem presença forte no que se refere às suas três submodalidades. A qualidade imagética detém a posição de maior constante nos versos de Jorge de Lima; incidindo em sua maioria absoluta. A qualidade diagramática tem grande participação: ganha importância quando apresentá-la torna-se uma intenção do eu-lírico. Se a marca da metáfora não é tão freqüente quanto às das duas anteriores, isso se deve à sua tendência de pressupor todas as submodalidades da descrição qualitativa. Na segunda modalidade, o índice sugestivo reina por uma questão de ritmo. Pars pro toto apresenta-se de maneira mais condensada em alguns livros do poeta. O índice denotativo, por sua vez, apresenta-se em pinceladas e apenas quando o poeta considera adequado. A descrição conceitual é a que depende mais de nossa capacidade de ler nas entrelinhas. Poucas são as ocasiões em que a forma e aparência de um geral, ou a função e finalidade de podem ser vistas diretamente nas formas gráficas. O mais comum é que o eu-lírico busque uma abstração, isto é, encaminhe-se na definição geral que, irremediavelmente, pressupõe as duas submodalidades anteriores.
CONCLUSÃO:
A poesia de Jorge de Lima apresentou-se, como já era esperado, intensamente descritiva. O que está de acordo com o demonstrado tantas vezes no livro Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual, Verbal (Santaella, 2005: p. 296 até 305). Tal intensidade, como pode se pode verificar no decorrer deste trabalho, é grande responsável por revelar a complexidade lógica e estrutural das obras de Jorge de Lima. Alcançamos, portanto, o principal objetivo de nossos esforços. Também alcançamos um objetivo segundo que – apesar de sua croncreção se automatizar com a finalização deste projeto – é também de importância considerável: o ‘mapeamento’ da obra de Jorge de Lima.
Instituição de Fomento: UFAL
Palavras-chave: Jorge de Lima, Semiótica Peirciana, Matrizes da Linguagem e Pensamento.