61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E SOCIOECONÔMICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GONGOGI- BA
Mikaele do Nascimento Campos 1
Amom Chrystian de Oliveira Teixeira 2
Thiara Messias de Almeida 2
Mauricio Santana Moreau 3
Ana Maria Souza dos Santos Moreau 3
Francisco Carlos Fernandes de Paula 3
1. Discente do curso de Geografia do DCAA/UESC, bolsista do programa FAPESB/UESC
2. Discente do Programa de Pós-graduação PRODEMA/UESC, bolsista da CAPES/UESC
3. Docente do DCAA/UESC
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como área de estudo a bacia do rio Gongogi que é uma sub-bacia do rio de Contas – BA. Embora represente apenas uma pequena fração do total da área da bacia do rio de Contas, a bacia do rio Gongogi tem importância significativa para o regime hídrico e para manutenção do equilíbrio ecossistêmico, visto que, se situa numa área com maior pluviometria, apresentando, por isto, uma contribuição significativa na vazão do rio de Contas, em relação a sub-bacias à montante. Na bacia do rio Gongogi o principal produto agrícola é o cacau, cultivado no sistema de cabruca (cacau sob áreas nativas), que permite maior conservação dos recursos naturais da bacia. Além do cultivo de cacau, as áreas de pastagens marcam profundamente a paisagem. A importância sócio-ambiental desta bacia sugere a necessidade da realização de pesquisas que balizem o uso racional de suas potencialidades e auxiliem na tomada de decisões em projetos de intervenção, conservação e mediação de conflitos quanto à utilização social dos seus recursos. Tendo em vista o que foi exposto, este artigo se propôs a realizar uma caracterização ambiental e diagnóstico dos aspectos sociais, econômicos, visando à contribuição para o planejamento e gerenciamento dos recursos naturais da referida bacia.
METODOLOGIA:
A bacia do rio de Contas tem uma área de 53.334 km², abrange 62 municípios e seus principais usos contemplam as atividades de irrigação, geração de energia elétrica, mineração, pecuária e agricultura (BAHIA, 2001). No trabalho foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: Identificação e delimitação da bacia do rio Gongogi - através da digitalização de curvas de nível da área de estudo na escala de 1:100.000 a partir das folhas do IBGE. Em seguida com auxilio do sistema de informação geográfica ARCGIS 9.2, realizou-se a interpolação das curvas de nível gerando um modelo numérico de terreno, depois se realizou procedimentos no ARCMAP, modulo do ARCGIS, para delimitação da bacia estudada de forma semi-automática e respeitando os divisores de água; Digitalização e recopilação e de informações da bacia hidrográfica estudada – Através de uma pesquisa documental, identificaram-se mapas com as características físicas da região referida como: geologia, geomorfologia, solos, clima e hidrografia no banco de dados da SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, do ano de 2003. Também foram catalogadas informações sobre infra-estrutura tais como: rodovias e barragens. A caracterização socioeconômica foi realizada a partir de dado do IBGE.
RESULTADOS:
Foi possível gerar mapas temáticos digitais da bacia do rio Gongogi, gráficos e tabelas com informações socioeconômicas dos sete municípios com sede dentro da área da bacia hidrográfica, sendo eles: Boa Nova, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Dário Meira, Gongogi, Itapitanga e Poções. As análises dos dados permitiram a identificação de ações que deverão ser tomadas para um manejo sustentável da área. Os mapas gerados a partir do estudo no aspecto físico foram de caráter geológico, geomorfológico, climático e pedológico, a caracterização socioeconômica possibilitou o levantamento de dados referentes à utilização das terras (1996 e 2006), produção de cacau dos municípios (1990-2006), efetivo bovino (1990-2006), estrutura fundiária (1998) e densidade demografia (1970-2006). Pode se observar com base nos dados que a pastagem representa o uso predominante do solo e os motivos físicos que levam a isso, desde a presença de solos rasos, variações climáticas e condições de relevo. A partir do estudo sócio econômico nota-se que os municípios que compõe a bacia são classificados como rurais, mas com grandes incrementos na população urbana, consequentemente aumentando a expectativa de vida pela facilidade de acesse ao saneamento básico, serviços de saúde e educação.
CONCLUSÃO:
A análise dos dados permitiu inferir que a bacia do rio Gongogi é marcada pelo uso da terra predominantemente com pastagens, até nas áreas mais úmidas da bacia onde se encontra o desenvolvimento da lavoura cacaueira. Além disso, os usos do solo refletem principalmente as características climáticas, a cabruca somente terá presença substancial nos municípios da região Litoral Sul. As menores produções apresentadas são dos municípios de Nova Canaã e Boa Nova. Como a maior parte dos solos e o relevo não apresentam grandes impedimentos às culturas agrícolas, o principal fator de impedimento, e por isto determinante na distribuição dos usos da terra na bacia são as condições climáticas. Em relação à estrutura fundiária observa se que a terra da região encontra se bastante concentrada, devido pecuária extensiva, atividade que agrega grande quantidade de terra. Uma outra observação sobre a bacia do Gongogi, é que ele apresenta acentuada concentração de terras ocasionada por um processo histórico de uso e ocupação do solo, tanto pela pecuária extensiva como pelo cultivo de cacau. Atualmente, o município de Dario Meira se destaca na produção de cacau, enquanto que Ibicuí possui o maior efetivo bovino.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Palavras-chave: uso da terra, planejamento ambiental, recursos hídricos.