61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DIVERSIDADE DE ESFINGÍDEOS DA FAMÍLIA SPHINGIDAE EM ÁREAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL
EDNA TREVISAN 1
JOSÉ OTÁVIO BARROS ALMEIDA JÚNIOR 1
JESSÉ BUCIOLI NOVAES 1
JOSÉ AUGUSTO TESTON 1
1. Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:

O papel desempenhado pelos artrópodes, fez com que os mesmos passassem a ser, cada vez mais empregados como instrumentos auxiliares em estudos de meio ambiente, assim a classe insecta tem grande valor para o ciclo de vida de várias espécies vegetais, principalmente a ordem lepidoptera, através da polinização. Os esfíngideos por sua vez, constituem um importante grupo bioindicador, havendo espécies que indicam a continuidade da vegetação original e outras indicadoras de perturbação, sendo importantes polinizadores. Os estudos ecológicos têm por finalidade a caracterização e a estrutura das comunidades, assim como a avaliação de impactos partindo da comparação de dados de abundância faunística, obtidas em períodos diversos, por isso a importância das pesquisas em meio ao solo amazônico.  Os esfingídeos são mariposas com atividade predominantemente noturna, sendo conhecidas mais de 1.200 espécies no mundo, das quais 180 ocorrem no Brasil, havendo levantamentos de poucas áreas na Amazônia, sul, e sudeste, além de alguns dados isolados de ocorrência geral de espécies incluindo o Nordeste do Brasil. Assim, o presente estudo objetiva identificar as espécies existentes em uma área da Amazônia Oriental localiza no município de Altamira.

METODOLOGIA:

As coletas foram realizadas durante, vinte meses, com auxilio de uma armadilha luminosa EMATER/RS, modelo “Santa Rosa”, instalada a uma altura de 2 metros, equipada com lâmpada fluorescente ultravioleta F15T8 BLB, acionada por bateria 12V, ligada ao anoitecer e desligada na manhã seguinte. O período de coleta foi entre 10/VIII/2007 e 26/II/2009, em área de pastagem e pomar do sítio Vista Alegre situado no município de Altamira, PA, e na área de floresta localizado no 51° BIS (Batalhão de Infantaria de Selva). As demais coletas foram realizadas por três dias consecutivos entre 25 a 27 de dezembro de 2008 em uma localidade denominado de sítio Floresta (área de borda). As três áreas definidas, sítio Vista Alegre, 51° BIS e sítio Floresta estão localizadas nas proximidades da região urbana do município. No Laboratório Integrado de Biologia e Educação Ambiental (LIBEA) da Faculdade de Ciências Biológicas da UFPA, Campus Universitário de Altamira, foi realizada a triagem, sendo selecionados apenas aqueles considerados espécies da família sphingidae. Estes foram retirados do álcool e alguns montados com auxílio de alfinetes entomológicos, secos em estufa e posteriormente guardados em caixas entomológicas.

RESULTADOS:

Nas três áreas, ao todo foram coletados 50 exemplares de esfingídeos e identificadas quatorze espécies diferentes, das quais não foram tabelados por seus respectivos nomes científicos e sim pela denominação de espécie sp.1 à sp.14, este material nos informou que espécie sp. 1  foi a mais abundante com vinte e um exemplares, 42% do total, seguido de sp. 10 com oito 16%, dentre as 14 espécies tabeladas, oito, tiveram apenas um exemplar. Cerca de 80% destes exemplares foram encontrados em área de pastagem no sitio vista alegre.

CONCLUSÃO:

O material coletado no presente estudo permitiu verificar a diversidade de espécies de esfingídeos em uma área da Amazônia oriental, localizada na cidade de Altamira. Estes resultados sugerem que os exemplares capturados são típicos de área degradada, pois em sua maioria foram coletados em área de pastagem, indicando assim a crescente transformação de florestas em áreas de agricultura e criação bovina.     

Palavras-chave: FAMÍLIA SPHINGIDAE , ARTRÓPODES, ARMADILHA LUMINOSA.