61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
COMUNICAÇÃO CIDADÃ E TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS: O PAPEL DA MÍDIA VIRTUAL EM REDE NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA DE SOCIABILIDADE
Iasmine Pereira 1
João Reis 2
Guilherme Tomaz 3
Bruna Fantti 4
Luisa Lucciola 5
Mohammed ElHajji 6
1. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social – UFRJ
2. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social – UFRJ
3. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social – UFRJ
4. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social – UFRJ
5. Estudante de Graduação vinculado ao Departamento de Comunicação Social – UFRJ
6. Orientador do trabalho - Prof. Dr. do Departamento de Comunicação Social – UFRJ
INTRODUÇÃO:
A centralidade do papel da comunicação na sociabilidade contemporânea nos faz questionar se a constituição da cidadania no Estado Moderno não estaria vinculada à própria idéia da comunicação cidadã. Em um contexto de busca por direitos neste Estado Moderno, outro aspecto que chama a atenção é a crescente identificação da mídia com o consumo. Esta relação possui particularidades que podem ser abordadas em diferentes contextos e esferas do cotidiano. A investigação a que nos propomos se baseia, portanto, no diálogo entre os modelos que permitem compreender o desenvolvimento da comunicação cidadã, por meio do estabelecimento já em andamento das redes colaborativas e virtuais. A partir desta problemática, é possível apontar as seguintes questões: Qual a evolução da prática cidadã em função das transformações dos meios de comunicação em três períodos: anterior à Modernidade, com a invenção da escrita, do alfabeto e da imprensa, de massa e virtual e em rede? Quais os limites e horizontes desta prática? Se a comunicação e a cultura se tornam temas transversais na sociedade contemporânea, que modelos servirão de base para uma formulação metodológica que privilegie o respeito a direitos fundamentais como habitação, educação, saúde, etc.?
METODOLOGIA:
Utilizaremos a metodologia baseada na pesquisa valorativa, com foco em projetos e programas específicos da mídia eletrônica, ligados às redes colaborativas e ao virtual. A tarefa de identificar e investigar o fenômeno social das redes de cidadania na mídia eletrônica (televisão, rádio e internet), objeto de estudo deste projeto, pode ser iniciada tomando como premissa que estas mídias são como um dispositivo audiovisual. Através dele, uma civilização pode exprimir seus próprios anseios, suas crenças e descrenças, suas inquietações, suas descobertas e vôos de sua imaginação. Propomos abordar, nesta linha, os meios eletrônicos levando em conta seu conjunto de trabalhos audiovisuais, não necessariamente homogêneos, a partir de uma perspectiva valorativa. Esta abordagem valorativa da mídia eletrônica (rádio, televisão, internet e mídias convergentes – Web TV, Webrádio e produção audiovisual para aparelhos móveis de telefonia) terá como foco a investigação dos produtos midiáticos que oferecem um conteúdo centrado na busca da cidadania. O conceito de cidadania que utilizamos está vinculado à idéia de direitos e deveres. Segundo Marshall (1967), são três as dimensões básicas da cidadania: direitos civis, políticos e sociais. Adicionamos uma quarta dimensão: direitos ecológicos.
RESULTADOS:
Desta forma, propusemos questionar de que forma e em que medida a comunicação cidadã e as mídias virtuais e em rede se tornaram a base para um novo conceito de cidadania, vinculada diretamente à idéia de participação direta na esfera pública ou, ainda, à democracia participativa. De acordo com as experiências dos grupos em rede que circulam pela esfera midiática e sociocultural contemporânea, propusemos a investigação acerca do impacto da comunicação cidadã e das redes virtuais na sociedade, identificando o mapa conceitual que permite a correlação entre cidadania, comunicação, as redes e o virtual. Propusemos aqui a conceituação do papel da Comunicação (como modelo, suporte e linguagem) na construção não propriamente da cidadania – que a priori parece abstrata, sem foco de ação –, mas de redes de cidadania, colaborativas e virtuais, que em seu horizonte teórico produzem novas identidades culturais e o sentimento comunitário de pertencimento. Um dos subprodutos desta pesquisa é produzir conhecimento acerca da tecnologia social que estas redes formulam e projetá-las para a sociedade, no formato de uma apostila e uma página na Internet com o resultado da pesquisa teórica e experimental, de modo a socializar estes conhecimentos.
CONCLUSÃO:
Com o crescimento estrutural das formas descentralizadas de comunicações, surge a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre as novas ferramentas e suportes disponíveis e suas implicações sociais. A noção de rede permeia a sociedade contemporânea, com amplos usos em diversos campos da atividade humana, sendo, portanto, razoável a utilização do termo sociedade em rede. Esta apropriação do debate público pelos produtos culturais apresenta inúmeros exemplos, como uma recente inserção em horário nobre, durante a novela “A Favorita” da TV Globo, em que os personagens conversam sobre a plantação de eucalipto para fins industriais, com uma clara tendência positiva para o posicionamento da indústria de celulose. O mundo em rede enfeixa contradições, situações articuladas e possibilidades de transformações até então imprevistas, inclusive aquelas relacionadas à virtualização de conhecimentos, às sociabilidades cooperativas e à meta de democratização da esfera pública.
Palavras-chave: Comunicação cidadã, Mídia virtual, Redes.