61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
MORFOLOGIA DOS FRUTOS DE ALGUMAS ESPÉCIES DO GÊNERO INGA MILL. (LEGUMINOSAE: MIMOSOIDEAE) OCORRENTES NA COMUNIDADE DE UMARIAÇÚ – MUNICÍPIO DE TABATINGA-AM
EUDIVÂNE FERREIRA DA SILVA 1
MARIA DEL PILAR DIAZ BARDALES DE GARCIA 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:

Uma das famílias dominantes da floresta amazônica é a das leguminosas e, o estudo da morfologia dos frutos de algumas espécies do gênero Ingá (Mimosoideae) tornou-se necessário devido a sua importância na identificação botânica. O fruto é do tipo legume (Barroso et al., 1984), e quase sempre são grandes, sendo de importância fundamental para identificar este gênero no campo, somente com a visualização deles. Os frutos de gênero Ingá são conhecidos na região amazônica com o nome popular de ingá e são muito apreciados pela população desta região, além de serem consumidos pela fauna frugívora. O trabalho comporta descrições elaboradas dos frutos das espécies Inga alba (Sw.) Willd, Inga edulis Mart., Inga feuillei DC. e Inga cinnamomea Spruce ex Benth. do Gênero Ingá Mill, o qual é caracterizado pelo fruto legume, alongado, linear, reto a oblongo ou ovado, ligeiramente curvado, aplanado ou comprimido subfrete ou quadrangular, coriáceo a lenhoso, espesso, margens comprimidas, com ou sem costelas (muitas costelas-Inga edulis), ápice arredondado ou agudo, pêlos curtos ou longos, tornando-se glabro com o tempo; mesocarpo fibroso, lenhoso; endocarpo escuro. Além das descrições morfológicas, foram feitas complementações sobre distribuição geográfica, hábito, habitat e usos pela população.

METODOLOGIA:
A área de coleta realizou-se nos cultivos da comunidade de Umariaçú no município de Tabatinga – Am. O material botânico foi selecionado considerando a disponibilidade dos frutos durante o período de estudo, obtidos diretamente das copas com a ajuda de uma tesoura podadora, depois submetidos à secagem e identificação. As observações sobre a morfologia e biometria dos frutos foram obtidas de amostras tomadas ao acaso, medindo-se o comprimento, largura e espessura. Utilizou-se 25 frutos de cada espécie e os parâmetros estatísticos para análise dos dados (medidas dos frutos) foram média e desvio padrão. Registrou-se neste, características morfológicas dos frutos como coloração na maturação, textura do pericarpo, número de sementes por fruto, hábito, habitat e outros. Os frutos foram identificados e descritos até nível de espécie, a terminologia empregada na classificação foi baseada nos trabalhos de Barroso et al., (1999). As observações foram efetuadas visualmente e complementadas com auxílio de lupa, para melhor visualização das estruturas ou outras características. As coleções feitas na área de estudo são citadas pelo nome e número do coletor. Nomes das espécies e outras informações adicionais foram obtidas dos povoadores da comunidade de Umariaçú e de bibliografia especializada.
RESULTADOS:
Inga alba (Sw.) Willd: Fruto legume, comprimento de 16,85 cm, largura de 1,64 cm, imaturo verde, maduro verde, reto ou um tanto recurvado, ápice arredondado, base aguda; pericarpo lenhoso, superfície com nervuras transversais, elevado sobre as sementes. Nome popular: ingá chichica, ingai; Inga edulis Mart.: Fruto legume, cilíndrico, comprimento de 89,3 cm, largura de 3,7 cm, imaturo verde intenso, maduro verde, profundamente com costelas que vão do ápice até a base do fruto, pericarpo lenhoso. Nome popular: ingá cipó, ingá de metro; Inga feuillei DC: Fruto legume, comprimento de 54,9 cm e largura de 5,6 cm, imaturo verde, maduro verde amarelado ou verde; pericarpo lenhoso. Nome popular: ingá pilosa, ingá espada. Inga cinnamomea Spruce ex Benth: Fruto legume largo, comprimento de 20,05 cm, largura de 5,69 cm, imaturo verde, maduro verde amarelado, ápice e base arredondados, epicarpo lenhoso, glabro. Nome popular: ingá açu, , ingá facão. Além das características acima citadas, estas espécies têm em comum a distribuição (Amazonas, Colômbia, Peru), hábito e habitat (árvores que variam de 15 a 40 metros, mata de terra firme, solo argilo-arenoso). Todas estas espécies apresentam sementes envolvidas por arilo branco, suculento, doce e comestível e variam de 10 até 32 sementes por fruto.
CONCLUSÃO:
O estudo da morfologia dos frutos do gênero Inga são efetuados frequentemente e assumem extrema importância para a identificação das espécies da sub-família Mimosoideae, somente através da visualização de seus frutos ou de suas sementes, o que foi conferido por Díaz-Bardales (2001). Desta maneira, os frutos de Inga edulis como observado neste, pôde-se verificar que apresentam-se com maior comprimento que a Inga cinnamomea, Inga alba e Inga feuillei, o que confirma Van Roosmalen (1985). Barroso, et al., (1999) explica que as sementes podem ser envolvidas por substância carnoso-gelatinosa ou farinosa, como ocorre nos gêneros Inga e Hymenaea, outras podem apresentar arilos ou serem miméticas como no gênero Ormosia, como foi confirmado em nosso estudo no caso das espécies do Gênero Inga com as sementes envolvidas pelo arilo suculento, doce e comestível. De acordo com a maioria dos autores (Barroso, et al., 1999) indica que os frutos das leguminosas apresentam-se de diversas formas, cores e consistência e que o tipo legume é encontrado somente nesta família, sendo considerado o fruto mais característico deste grupo de plantas, encontrados em muitos representantes das suas três sub-famílias (Caesalpiniodeae, Mimosoideae, Papilionoideae) o que reforça nosso estudo nas espécies estudas.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Frutos, Morfologia, Mimosoideae.