61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
INFLUÊNCIA DO TELHADO ECOLÓGICO COM PLANTAS VERDES NO CONFORTO AMBIENTAL
Igor Grecco de Lima 1
Bruna Barbosa Barroca 1
1. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
INTRODUÇÃO:
O ecossistema urbano não é estável: a impermeabilização do solo, as “ilhas de calor”, a poluição, o tráfego pesado de veículos e a baixa biodiversidade comprometem a qualidade de vida das grandes cidades. A maior preocupação dos Arquitetos e Urbanistas está na implantação do conceito de cidades sustentáveis. Entre as opções para melhorar a qualidade de vida dos centros urbanos, está o uso de “telhados verdes” em casas e edifícios. A expressão telhado verde significa aplicação e uso de vegetação sobre a cobertura de edificações, com a impermeabilização e drenagem adequadas, proporcionando melhoria nas condições de conforto termo acústicas e paisagismo das edificações, reduzindo a poluição ambiental comum em centros urbanos. O telhado verde é um diferencial estético (visual paisagístico em um espaço antes inutilizável) e proporciona ao homem reações psicologicamente positivas, através de espaços naturais verdes; garante grande poder de isolação térmica e arrefecimento por evapotranspiração das plantas, diminuindo os gastos com energia para aquecimento e resfriamento dos ambientes; isolamento acústico; retém a água da chuva em seu substrato o qual possui ação filtrante de impurezas, tanto da chuva quanto do ar urbano, reduzindo o calor urbano gerado pelo reflexo dos raios infravermelhos comuns em áreas asfaltadas e concretadas. Portanto, o telhado verde pode ser considerado como uma medida sustentável, especialmente nas cidades dos países tropicais.
METODOLOGIA:
Trabalho experimental, realizado no campus-sede do CESUMAR. Na primeira etapa foi feita revisão de literatura para seleção de materiais e fabricação do telhado verde, juntamente com a escolha da melhor vegetação a ser aplicada, neste caso a grama esmeralda. Em seguida desenvolvido um trabalho em campo, com a fabricação de dois módulos de 2 x 2m, construídos a partir de vigas pré-moldadas de concreto, blocos cerâmicos, cimento, areia e pedra. Sobre a laje, foi introduzida uma platibanda constituída de duas fiadas de tijolos (tijolos cerâmicos maciços, massa de assentamento e reboco), agrupando duas saídas para o escoamento de águas pluviais feitas de tubo PVC. Depois de concluída a estrutura de apoio, uma das lajes foi pré-impermeabilizada com uma nata constituída de cimento + água e látex, espalhada na laje e platibanda com o auxilio de pincel, para melhor eficiência e bloqueio de infiltrações. Logo após foi feita a impermeabilização do protótipo utilizando manta asfáltica, aplicada por especialistas através do derretimento da mesma com maçarico. Em seguida foram colocadas membranas anti-raízes e de retenção de nutrientes. Na outra laje foi feita apenas a impermeabilização do protótipo utilizando manta asfáltica. Ao final, o substrato (terra vegetal e grama) foi colocado, com espessura mínima de 150 mm apenas na primeira laje. A eficiência térmica esta sendo monitorada através de termômetro constante que capta medições de 30 min. O telhado esta sendo constantemente monitorado e avaliado.
RESULTADOS:
Medições parciais, para verificação da eficiência térmica indicam uma diminuição da amplitude térmica em torno de 5° Celsius. Pode-se perceber essa diferença ao conflitarmos os gráficos dos módulos o qual um obtém o uso do telhado verde e o outro dispondo apenas de uma laje impermeabilizada. Esperamos que o que conhecemos apenas na teoria se concretize na prática, já que na região de Maringá – PR se desconhece o uso do telhado verde. Então, com os resultados esperados obtidos, poderemos abrir mais uma opção de cobertura na arquitetura moderna local.
CONCLUSÃO:

Os resultados parciais indicam que o telhado verde é adequado para o objetivo de produzir, qualificar e analisar um telhado verde com o intuito de melhoria na qualidade de vida e diminuição do impacto ambiental conseqüente da alta temperatura presente nos centros urbanos, escoamento excessivos da água da chuva e atenuação de poluentes na atmosfera. O impacto estético quanto o rendimento e eficiência térmica disponibilizaram questões sociais e ecológicas, atingindo a demanda pelo interesse pessoal dos acadêmicos de diversas áreas do CESUMAR, quanto ao seu aspecto inovador e presente, ocasionando um interesse emocional e didático. Apesar do experimento ainda se encontrar em andamento e os dados não serem totalmente conclusivos, pode-se obter uma expectativa positiva quanto às questões ecológicas e sociais.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Palavras-chave: Telhado verde, Arquitetura e Urbanismo, Sustentabilidade.