61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
AVALIAÇÃO DO TEMPO DE IMPACTAÇÃO PULMONAR DO 99mTc-MAA NA CINTILOGRAFIA DE PERFUSÃO PULMONAR PARA ANÁLISE DOS EFEITOS DAS TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Munick Linhares Pierre 1
José Airton Miranda Forte Filho 1
Paula Nayra Soares de Oliveira 1
Armèle de Fátima Dornelas de Andrade 2
Antônio Maurício Silva Mendes 3
Denise Maria Sá Machado Diniz 1, 2, 3
1. FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ (FIC)
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
3. INSTITUTO DE MEDICINA NUCLEAR DE FORTALEZA (IMN)
INTRODUÇÃO:
As pesquisas realizadas com as técnicas de fisioterapia respiratória ainda carecem de maiores evidências clínicas a cerca de seus reais efeitos fisiológicos. Uma das principais formas de avaliá-las é através dos estudos da perfusão e da ventilação pulmonar, os quais expressão a fisiologia da relação V/Q. Os primeiros estudos em humanos foram realizados com macroagregado de albumina humana marcado com iodo-131(131I-MAA), atualmente os traçadores mais utilizados na prática clínica marcados com tecnécio-99m são as microesferas de albumina humana (99mTc-MEAH) e o macroagregado de albumina (99mTc-MAA). Como o diâmetro da hemácia gira em torno de 7,7 µm, partículas com tamanho superiores a este ficarão retidas nos capilares alveolares, dessa forma a homogeneização sendo feita de forma adequada a distribuição radioativa traça um verdadeiro “mapa”, bastante preciso da perfusão regional do pulmão.   Objetivou-se analisar o tempo de impactação pulmonar do 99mTc-MAA na cintilografia de perfusão pulmonar.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, intervencional e transversal, desenvolvida no Instituto de Medicina Nuclear de Fortaleza-CE e na Faculdade Integrada do Ceará, no período de janeiro a março de 2009 após ter sido submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FIC. Foram selecionados aleatória e equitativamente 20 alunos do curso de Fisioterapia da FIC que estivessem cursando do 4º ao 6° semestre, saudáveis, sem história de patologia pulmonar prévia, não fumantes e fora do período gestacional. Para coleta dos dados infundiu-se em veia periférica do braço ou mão, de acordo com a visualização mais precisa dos vasos, 5mCi 99mTc-MAA após preparação seguindo as normas do IPEN. Monitorou-se, a partir do início da infusão, o tempo gasto para visualização (na tela do computador da gama-câmara) da primeira imagem impactada no pulmão do 99mTc-MAA e o tempo gasto para a distribuição em todo o espaço pulmonar.
RESULTADOS:
O tempo médio de impactação no pulmão do 99mTc-MAA, em segundos, foi de 10,95±3,17 e o tempo para visualização total da imagem pulmonar foi de 18,7±6,9. A dose utilizada foi clareada em 12±0,9 horas, ficando uma atividade desprezível de back-groud.
CONCLUSÃO:

A partir deste estudo, novos horizontes estão despontado para a pesquisa em Fisioterapia Respiratória, visto que o uso da cintilografia de perfusão pulmonar com 99mTc-MAA, pode ser uma forma simples, segura, rápida, sem efeitos sistêmicos e/ou deletérios aos pacientes, de se constatar o comportamento da circulação pulmonar durante a execução das diversas técnicas fisioterapêuticas que ainda carecem de evidência científica.

Instituição de Fomento: FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ (FIC)
Palavras-chave: Cintilografia, Perfusão Pulmonar, Modalidades de Fisioterapia.