61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
TRAUMA PEDIÁTRICO: EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL GERAL LUIZ VIANA FILHO, ILHÉUS – BAHIA.
Alex Marques Borges Santos 1
Osvaldemar Regis do Nascimento Junior 1
Danilo Fernandes Rebello dos Santos 1
José Carlos Fonseca Ferreira Filho 1
Raphael Brandão Barros 1
Irany Santana Salomão 1
1. Universidade Estadual de Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
Trauma na atualidade é uma importante causa de morbiletalidade mundial entre crianças e adolescentes em países ocidentais com enormes repercussões médico-sócio-econômicas. Este trabalho tem o objetivo de analisar o perfil dos traumas superficiais em crianças e adolescente em um hospital de emergência.
METODOLOGIA:
Estudo prospectivo, descritivo de traumas superficiais em crianças e adolescente atendidos no período de abril a agosto de 2008. Os dados foram coletados a partir de 101 prontuários, dos quais foram selecionados 29, onde foram analisadas as seguintes variáveis: gênero, idade, cor, atendimento pré-hospitalar, escore do trauma modificado (rts), mecanismo e tipo do trauma, topografia, característica e gravidade das lesões, conduta e grau de satisfação do atendimento. Estas seguiram os parâmetros determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
RESULTADOS:

Predominou o sexo masculino (23 - 79%) na faixa etária 0 a 12 anos (20 - 69%), faioderma (16 – 55%), sem atendimento pré-hospitalar (27 - 94%) e com rts > 7. Quanto ao mecanismo do trauma o de maior incidência foi contuso (14 – 48,5%) sendo a queda o principal tipo de trauma (10 – 41,5%)  localizado em membros (12 – 41%) e cabeça (12 – 41%), sendo a lesão caracterizada por laceração (14 – 48%) e de gravidade simples (26 – 90%). As principais condutas realizadas foram: curativo (26 - 90%) e sutura (19 – 65,5%) com o grau de satisfação do atendimento ótimo (12 – 41%).

CONCLUSÃO:

Conclui-se que o perfil das crianças e adolescentes atendidos no serviço de emergência de ilhéus apresenta trauma de baixa complexidade, indicando a possível necessidade de reorganização ou implementação de serviços de atenção primária aos traumas superficiais.

Palavras-chave: Trauma pediátrico, Epidemiologia, Trauma Superficial.