61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
OBSERVAÇÕES E REVELAÇÕES NO GARIMPO DE CONCEITOS E COMPETÊNCIAS COM QUE ENSINAR LE
Renata Oliveira Silva 1
José Carlos Paes de Almeida Filho 2
1. Instituto de Letras - Universidade de Brasília/ UNB
2. Prof. Doutor - Instituto de letras - Universidade de Brasília/UNB - Orientador
INTRODUÇÃO:
Pela linha de análise do processo de aprendizagem de uma LE, buscamos encontrar evidências de porque o professor ensina a língua como ensina, e de como se dá esse processo. Essa análise se fez com base na atuação do professor numa situação de ensino do português para estrangeiros (PLE) de várias nacionalidades, procurando desvendar a natureza de sua abordagem e o desenvolvimento das cinco competências: teórica, aplicada, lingüístico-comunicativa, profissional e implícita. Por meio de observações de aula, buscamos a resposta para a pergunta que guiou a pesquisa, sendo ela: Como se dá o processo de levantamento da abordagem e das competências de ensinar de um professor numa situação de pesquisa envolvendo o Português como segunda língua, num contexto de imersão e com alunos de várias nacionalidades? Com isso evidenciamos as etapas seguidas para a análise de abordagens e competências de um professor de LE e como essas agem no processo de ensino de português nesse ambiente de imersão.
METODOLOGIA:
A metodologia de pesquisa consistiu em leituras iniciais de teóricos com pesquisa na área de lingüística aplicada (LA) voltada para o ensino de línguas, para subsidiar um posterior trabalho de campo. A pesquisa de campo ocorreu com observações num centro da UNB de ensino de línguas, de aulas típicas de um professor de português para estrangeiros, numa turma em nível inicial da língua. A característica saliente desse tipo de aula é a convivência de alunos de diversas nacionalidades frente a um professor falante nativo do português. Essas observações foram acompanhadas por anotações detalhadas de todas as ações da professora em sala de aula, e num segundo momento a observação com gravação em áudio da aula que, posteriormente, foi integralmente transcrita. Após a coleta desses dados foi, ainda, realizada uma entrevista gravada com a professora observada. Por fim, conduzimos a análise dos registros para chegarmos às respostas às perguntas de pesquisa formuladas.
RESULTADOS:
A partir da presente pesquisa, de cunho qualitativo, evidenciaram-se os procedimentos que podem ser seguidos com segurança numa análise da abordagem e das competências de um professor. Isso foi possível por meio da comparação da prática da professora participante com sua auto-avaliação e dados fornecidos pela mesma. Além disso, as variáveis como formação, formação continuada, experiência de aprendizagem, conceito de língua/linguagem, conceito de abordagem, todas influenciam diretamente na ação da professora em sala de aula. Evidenciou-se, também, que um professor com uma competência teórica mais desenvolvida, aliada a traços desenvolvimentais nas outras quatro competências apresenta-se com maior propriedade na sua prática profissional em sala de aula. Um professor nessas condições não se revela como um simples repassador de conhecimentos guiado pelo livro didático, ou seja, dá mostras de ser um professor de língua bem formado, seguro de si e em franco processo de autonomização.
CONCLUSÃO:
Após a reflexão proporcionada pela pesquisa, conclui-se que a pesquisa aplicada fornece pontos cruciais de análise no que tange ao papel do professor no contexto de ensino-aprendizagem de PLE/PSL, e que essa reflexão proporciona uma troca construtiva com possibilidade de melhoria da qualidade de ensino. Além disso, vê-se que uma abordagem consciente aliada a cinco competências em desenvolvimento permite uma prática vantajosa na área de línguas e de PLE em particular. Também registramos que um programa de ensino incentivador da prática reflexiva pode converter-se em positiva atuação profissional de professores e, ainda gerar subsídios para a pesquisa aplicada nesse tema. No caso específico de ensino do PLE o contexto de diversidade cultural mostrou desafios para a prática do professor que a sua auto-reflexão constante ajuda a superar num aprendizado estratégico para o ensino da língua nacional e da cultura brasileira a falantes de outros idiomas. O contexto de diversidade cultural, além de influenciar na prática do professor, o proporciona da mesma maneira um aprendizado constante.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq
Palavras-chave: ensino de segunda língua, competências, abordagem.