61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
INVENTÁRIO FLORÍSTICO QUALITATIVO DA ÁREA FLORESTAL DE EXPLORAÇÃO DE BAUXITA DO MUNICÍPIO DE JURUTI NO ESTADO DO PARÁ.
Carla Luciane Bentes Nogueira 1, 2
Ieda Leão do Amaral 1
Diógenes de Andrade Lima Filho 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA
2. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:

A flora da região Amazônica é uma das mais ricas do mundo em diversidade de espécies vegetais. Hoje, inúmeros estudos sobre diversidade florística na Amazônia foram realizados, mas existem áreas onde essas pesquisas são desconhecidas, como é o caso do município de Juruti, Estado do Pará. Portanto, o esforço empregado no sentido de tornar a flora desse município conhecida é muito importante. Os projetos visando quantificar e qualificar as espécies de flora local e/ou regional são de extrema importância. Segundo Ribeiro et al. (1999) a única possibilidade de conhecer os recursos da floresta amazônica é através de um melhor conhecimento da sua flora e isto é possível através da identificação das espécies. A pesquisa teve como objetivo estudar, coletar, identificar, descrever e produzir uma lista de espécies vegetais na área de empreendimento do Projeto Juruti, visando contribuir para a diminuição das lacunas de coletas botânicas existentes na Amazônia. 

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no município de Juruti, Estado do Pará, na área de exploração da empresa Mineração ALCOA, projeto Juruti, abrangendo as coordenadas UTM E=0587689/ N=972635. O trabalho foi conduzido a partir da realização de seis campanhas de campo para coleta de material botânico, foram coletados indivíduos férteis (flores e frutos) de maneira aleatória na área de estudo. As identificações foram baseadas fundamentalmente nas obras de Gentry (1993), Pennington (1997), Ribeiro et al. (1999), Souza & Lorenzi (2005), literatura especializada em tratamento taxonômico, e por comparações morfológicas com as exsicatas depositadas no herbário do INPA. As correções dos nomes nomenclaturais foram realizadas com base no banco de dados do Missouri Botanical Garden, site www.mobot.org. A composição florística foi analisada quanto ao número de indivíduos, e a inclusão desses nas famílias, gêneros e espécies o qual cada um pertence. Assim como, pelo tipo biológico (forma de vida), seguindo metodologia desenvolvida por Aubreville (1963), introduzindo-se algumas adaptações. A distribuição das espécies descritas foi baseada em informações de herbário, algumas floras (Ribeiro et al. (1999), Souza e Lorenzi (2005) e Mori e Lepsch-Cunha (1995)) e no MOBOT.
RESULTADOS:

Ao longo dos inventários, em seis campanhas, foram coletados 487 indivíduos férteis, distribuídos em 68 famílias, sendo a família Fabaceae (Leguminosea lato sensu), é composta de quatro sub-famílias (Caesalpinioideae, Cercideae (o gênero Bauhinia), Mimosoideae e Faboideae), 203 gêneros e 337 espécies. Dos 487 indivíduos, 27 foram identificados apenas em família e gênero e um ficou a nível de família. Das seis campanhas, a quarta e a quinta foram as mais produtivas quanto à coleta de indivíduos férteis (112 e 124, respectivamente), foram nos meses de junho e agosto, supõe-se então, que nesses dois meses há maior incidência de plantas férteis (flores e/ou frutos). Entretanto, estudos confirmam que a produção de flores e frutos está fortemente associada a fatores abióticos, principalmente aos climáticos. Na flora do município de Juruti detectou-se 10 formas de vida vegetal mais freqüente, das 337 espécies, 64% (215 espécies) são árvores, 15% (50 arvoretas), 8,6 % (29 liana lenhosa), 4% (14 arbustos), 2% (6 de liana herbácea, hemiepifita e herbácea) e 6,4% distribuídos entre hemiepifita estranguladora, palmeira, hemiepifita e herbácea aquática. Com relação à distribuição geográfica das espécies foram reconhecidas 297 espécies classificadas no grupo das amplas, 30 ocasionais e 9 com a característica de distribuição rara.

CONCLUSÃO:

Das espécies coletadas destacam-se nove que deve-se ter cuidados especiais quando do salvamento da flora do Município de Juruti, pois estas possuem distribuição restrita a determinadas áreas da Amazônia, além do mais, segundo levantamento realizado no herbário do INPA existem poucos exemplares depositados nos herbários brasileiros. Joannesia heveoides Ducke e Parkia gigantocarpa Ducke merecem destaques pois possuem distribuição restrita a determinadas áreas da Amazônia. Dentre as nove espécies destacadas, sugere-se que sejam realizados estudos complementares em Passiflora sp e Fabaceae (indeterminada), para que tornem-se identificadas em nível de espécie, obtendo-se assim, maiores informações sobre estas. Quem sabe estas sejam novas espécies para a ciência?

Instituição de Fomento: CNPq/ALCOA
Palavras-chave: Juruti, Florística, Amazônia.