61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
O EXISTENCIALISMO NA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES
Denise Gomes Lima 1
Marlise Vaz Bridi 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
A proposta desse estudo constitui uma nova perspectiva nos estudos da poética de Cecília Meireles, pois busca fazer uma ponte entre tal poética e a filosofia existencialista. Sabe-se que não se pode falar em influência do Existencialismo na poesia de Cecília, pois nessa expressão está contida a idéia de que Cecília conhecia essa corrente filosófica, o que não é possível, sendo a filosofia de J. Paul Sartre posterior às obras da poetisa. No entanto, este trabalho leva em consideração um ensaio de Sartre intitulado Humanismo é um Existencialismo, no qual o autor afirma que o humanismo – este compreendido genericamente como uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano, muito difundido na Europa no século XIV – teve características que ele considera bem próximas as que sua filosofia defende. Dessa maneira, constatou-se que é possível falar em existencialismo na poesia ceciliana. A escolha da corrente filosófica citada junto à poesia de Cecília Meireles advém, principalmente, de certas preocupações do eu lírico, tal como a oposição entre o efêmero e o eterno, afinal, segundo o pensamento de Jean Paul Sartre o saber-se finito faz parte da angustia humana.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada ao estudo consistiu basicamente na análise de três poemas de Cecília Meireles, são eles: Se eu fosse apenas; 1° Motivo da Rosa e Descrição. Os poemas foram analisados, no tocante à análise literária, com base nos estudos feitos pelos livros teóricos, depois, procurou-se ressaltar os aspectos que demonstravam a interação entre os elementos dos poemas que correspondiam às características da doutrina existencialista. Para tanto foram necessárias duas análises em cada poema, pois como já foi dito anteriormente, não foi encontrado referencial teórico que abordasse a presença do existencialismo na obra de Cecília Meireles, o Existencialismo, sobretudo na visão de Jean-Paul Sartre.
RESULTADOS:
Como esse estudo se embasou em bibliografias de duas áreas do conhecimento, a literatura e a filosofia, para chegar a seu resultado final, não há possibilidade de qualquer outra discussão senão com referenciais teóricos que abordam o tema de maneira separada, pois, não há, até o momento, nenhuma obra que una os temas aqui explorados. Todo o referencial teórico utilizado possibilitou não só uma melhor compreensão acerca dos poemas analisados, mas também contribuiu com a aplicação da corrente existencialista nos mesmos. Sendo assim, de acordo com as conclusões evidenciadas por esse estudo acerca da presença do existencialismo na obra de Cecília Meireles, pode-se dizer que foram encontrados muitos aspectos que provam tal presença, sendo assim, comprovou-se que essa compreensão enriquece consideravelmente a obra ceciliana, pois esta passa a ter outro viés de análise e interpretação, além do literário.
CONCLUSÃO:
Pode-se perceber que há nos poemas analisados características do Existencialismo, segundo a proposta do ensaio de Jean Paul Sartre O Existencialismo é um Humanismo, pois muitos dos temas abordados por Cecília Meireles em sua poesia dialogam com a filosofia de Sartre a respeito das questões humanas. Tal constatação além de responder a questão que originou esta pesquisa, possibilita também compreender a magnitude da obra de Cecília, pois sua obra passa a ser vista por uma outra perspectiva que não só a Literária. Também auxilia na compreensão da poética dessa poetisa, pois ademais de tudo o que se diz de sua poesia, no tocante a literatura, poder-se-á também compreendê-la enquanto um eu – lírico que sabe-se frágil, sozinho e efêmero. Ainda que tais afirmações tenham sido evidenciadas somente em três dos poemas de Cecília, devido à extensão das produções poéticas da escritora, este trabalho pode ser dito como base para futuras análises de seus demais poemas, posto que a repetição dos temas analisados é freqüente na obra ceciliana.
Instituição de Fomento: PIVIC Mackenzie
Palavras-chave: literatura, Cecília Meireles, existencialismo.