61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 6. Odontopediatria
PREVALÊNCIA DE Candida spp. NA CAVIDADE BUCAL DE CRIANÇAS SOROPOSITIVAS ATENDIDAS EM UM POSTO DE ASSISTÊNCIA MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL.
Ana Catarina Rodrigues da Silva 1
Glauber José Alencar Pereira 1
Daniela Maria Carvalho Pugliesi 1
Sonia Maria Soares Ferreira 1
Eduardo Bauml Campagnoli 1
Bruno César de Vasconcelos Gurgel 1
1. Fundação Educacional Jayme de Altavila / Centro de Estudos Superiores de Maceió
INTRODUÇÃO:

Em 1982, foram descritos os primeiros casos de AIDS em crianças nos EUA e, desde então, tem sido observado um aumento significativo do número de casos em todo o mundo, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública. Considera-se AIDS pediátrica quando a infecção pelo HIV ocorre em crianças de 0 a 13 anos de idade. As significativas anormalidades funcionais decorrentes da infecção pelo HIV tornam as crianças mais suscetíveis às infecções oportunistas, inclusive na cavidade bucal. As manifestações bucais estão geralmente entre os primeiros sintomas da infecção pelo HIV em crianças. Estas lesões estão diretamente relacionadas com o grau de imunossupressão do paciente, podendo ser consideradas indicadoras da progressão da doença. Dentre as manifestações bucais mais comumente encontradas em crianças soropositivas, estão as infecções causadas por leveduras do gênero Candida e que são denominadas de candidíase ou candidose. É imprescindível que o cirurgião-dentista esteja familiarizado com os sinais e sintomas das lesões bucais mais comumente observados em crianças infectadas pelo HIV, pela sua utilidade na avaliação do prognóstico das mesmas, pois a redução da incidência desses microrganismos oportunistas pode melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

 

METODOLOGIA:

Para a realização do presente estudo, foram selecionadas crianças de ambos os gêneros, na faixa etária de 0 a 12 anos, e que recebem acompanhamento médico no PAM-Salgadinho, ou seja, que realizam exames periódicos de contagem de células CD4 e de carga viral. A coleta das amostras de mucosa bucal (dorso de língua, mucosa jugal e palato) foi realizada com o auxílio de swabs de algodão estéril, previamente umedecidos em solução salina estéril. Após a coleta do material, este foi semeado em Placas de Petri contendo o meio de cultura Ágar Sabouraud Dextrose com Cloranfenicol. As placas de cultura que apresentaram crescimento foram contadas para a determinação do número de unidades formadoras de colônias (UFC/ml). Após este procedimento, todas as colônias isoladas foram submetidas ao método Cromogênico com a finalidade de identificar as espécies de Candida spp.  Este método consiste na inoculação de colônias dos pacientes em placas de Petri contendo o meio de cultura CHROMagar® Candida. Após 48 horas, de acordo com a coloração apresentada pelas colônias (verde, rosa, branca e azul), cada espécie de Candida foi identificada e categorizada.

RESULTADOS:

Foram examinadas 30 crianças, sendo 15 infectadas pelo HIV e 15 expostas ao vírus da Imunodeficiência Humana. Destas, 17 foram do gênero masculino (56%) e 13 do gênero feminino (44%). Segundo a faixa etária, a maior prevalência observada foi na idade entre 0-18 meses (31,81%), seguida pela idade compreendida entre 19-36 meses. A idade variou de 1 mês a 12 anos com uma média de 4.2 anos. Com relação ao crescimento de Candida spp. na cavidade oral das crianças envolvidas na pesquisa, dos trinta pacientes, 20 (67%) apresentaram crescimento de colônias quando foi feita a cultura nas placas de Petri contendo o meio de cultura Ágar Sabouraud dextrose com Cloranfenicol. Com relação às colônias inoculas no meio de cultura CHROMagar® Candida, quinze pacientes (50%) apresentaram cem por cento das colônias como sendo C. albicans (colônias de cor verde), um paciente (3,5%) apresentou 100% de suas colônias isoladas como sendo C. krusei (colônias de cor rosa), outro paciente (3,5%) variou entre C. krusei (70%) e C. albicans (30%) e em duas crianças (6%) foi observada a presença da Candida spp (colônias de cor branca). Em apenas uma criança (3,5%) verificou-se a presença de C. tropicalis (colônias de cor azul). Não foi observado crescimento de nenhuma espécie de Candida em 10 crianças (33%).

CONCLUSÃO:

A maioria das crianças examinadas (67%) apresentou crescimento de alguma espécie de levedura do gênero Candida. Isso mostra a importância da detecção precoce deste fungo na cavidade bucal destes pequenos pacientes. Vale ressaltar que o espectro deste fungo é bastante extenso, indo desde a colonização de mucosas até quadros sistêmicos com a invasão de órgãos, expressando assim a variedade de relações que ocorrem entre o hospedeiro e a microbiota. Este estudo mostra que através do exame clínico minucioso periódico, as manifestações bucais mais graves decorrentes da infecção por microrganismos oportunistas podem ser prevenidas, evitando problemas que eventualmente surgem relacionados à alimentação, como dificuldade de mastigação e deglutição, acarretando má-nutrição e até mesmo a estigmatização da criança. Nas crianças imunocomprometidas, a candidíase pode tornar-se patogenicamente perigosa e causar infecções severas, inclusive atingindo a corrente circulatória causando infecções generalizadas. Segundo Costa et al. (2007) dentre os meios cromogênicos disponíveis, o CHROMagar® Candida é um meio fácil e confiável na identificação das espécies de Candida. Nesta pesquisa este método foi utilizado devido a sua extrema confiabilidade.

Instituição de Fomento: Fundação Educacional Jayme de Altavila / Centro de Estudos Superiores de Maceió/Faculdade de Ciências biológicas e da Saúde
Palavras-chave: Dentes decíduos, Infecção por Candida, Infecção pelo HIV.