61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
  O LÚDICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES  
Genilda Neves dos Santos 1
Sandra Alves de Oliveira 2, 3
Maria de Fátima Pereira Carvalho 4
1. Coordenadora do PETI do município de Guanambi-Bahia
2. Profª Orientadora do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII-UNEB
3. Coordenadora do Colégio Aurelino José de Oliveira (5ª a 8ª série) Candiba-Bahia
4. Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município de Guanambi-Bahia
INTRODUÇÃO:

Desde os tempos primitivos o lúdico já se caracterizava como uma vivacidade fundamental, por ser intrínseco à alma humana. O interesse pela temática “O Lúdico no Ensino e Aprendizagem da Matemática: Desafios e possibilidades” surgiu de experiências realizadas no curso de Pedagogia, vivenciadas no universo escolar pesquisado, ao perceber como a matemática vem sendo trabalhada na sala de aula. Crianças enfileiradas com conteúdos estáticos, descontextualizados da realidade do aluno. Fazer a prática pedagógica a partir das atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas para o contexto educacional.  Percebem-se no contexto escolar alunos com dificuldades em aprender matemática: dificuldades em interpretar, desenvolver o raciocínio lógico, concentração, atenção, formular conceitos, relacionar e criar estratégias. Partindo dessas premissas, objetivamos identificar, conhecer e analisar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. A pesquisa contribuirá de maneira significativa para os educadores do Ensino Fundamental, que se preocupam com o desempenho dos alunos, tornando as aulas de Matemática mais motivadoras e sedutoras através dos jogos e brincadeiras, bem como investigação em relação aos desafios e possibilidades da utilização do lúdico no ensino e aprendizagem de Matemática.

METODOLOGIA:

O presente projeto desenvolvido numa linha de pesquisa teórico-empírica, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, buscou compreender dados, significados e comportamentos dos sujeitos nas implicações relativas aos desafios e possibilidades da utilização do lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa foi desenvolvida com alunos e professores da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Maria Regina Freitas, no município de Guanambi-Bahia. O levantamento de dados possibilitou compreender a posição da escola em relação aos desafios e possibilidades da utilização do lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática. Uma das possibilidades de desenvolver o que potencializa o ensino e a aprendizagem da Matemática é resgatando o componente lúdico que há no trabalho com projetos e que propicia um ensino voltado para a ação, a pesquisa, a vivência de experiências reais. Com esta proposta pretende-se formar educadores matemáticos que deixem de ser meros informantes dos conhecimentos e passem a investigar os desafios e as possibilidades que os alunos encontram ao resolver as questões desafiadoras de Matemática.

 

RESULTADOS:

Nossa pesquisa conseguiu melhoria significativa no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da utilização do lúdico, superando assim os desafios encontrados e trazendo possibilidades da inserção de atividades lúdicas em que esta metodologia foi utilizada. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos professores em relação à superação das dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir de relatos de professores e dos próprios alunos. Vale destacar também que, os professores buscaram utilizar mais as atividades lúdicas nas aulas de Matemática. A partir das observações dos procedimentos utilizados pelos professores durante a execução das aulas percebemos que essas atividades têm contribuído para motivar os alunos a participarem com mais entusiasmo, motivação e de forma efetiva nas atividades que lhes são propostas em sala de aula, bem como aproximar a Matemática do cotidiano. O referido trabalho contribuiu de forma significativa ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, que faz uma relação teórico-prática, pois a teoria e a prática encontram-se em indissolúvel unidade, possibilitando maior envolvimento dos alunos com a área educacional, buscando uma melhor formação biopsicosocial e cultural.

CONCLUSÃO:

A maioria dos educandos enfrenta dificuldades de aprendizagem em Matemática. A Educação Matemática traz para o papel do professor novas funções e responsabilidades. Não basta apenas conhecer Matemática para ensinar. Faz-se necessária uma metodologia que promova o interesse dos alunos independentemente de sua aptidão específica para as áreas ditas exatas. Exige-se um novo modo de ensinar e valorizar a Matemática, tornando seu aprendizado interessante e significativo. Assim, é de fundamental importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino desta ciência se torne cada vez melhor. Diante dos resultados do presente estudo, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver políticas efetivas de formação continuada de professores das escolas da rede municipal de Guanambi-Bahia no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da utilização da ludicidade. Partindo dessas premissas, cabe a proposta de refletir e discutir que é possível aprender os conteúdos matemáticos de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem, criatividade, criticidade e inventividade no ensino desta ciência. É o grande desafio para o educador em sua formação lúdica e na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem de Matemática, superar os desafios e criar possibilidades.

Instituição de Fomento: UNEB
Palavras-chave: Lúdico, Ensino e aprendizagem, Desafios e Possibilidades.