61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
TRACIONAMENTO ORTODÔNTICO DE INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES     IMPACTADOS POR Mesiodens.
Guto de Oliveira e Silva 1
Jéssica de Oliveira e Silva 1
Maria Margarida Souza Ahayde 1
1. UEA
INTRODUÇÃO:
O mesiodens é o dente supranumerário mais comumente encontrado.  Localizado frequentemente  na região ântero-superior da maxila, entre os incisivos centrais superiores. Sua forma mais comum é conóide de raiz curta e na maioria dos casos encontra-se impactado. A prevalência maior é para o gênero masculino nas dentições a prevalência é maior para a mista e/ou permanente sobre a decídua. Se não for removido, este dente pode trazer alguns efeitos deletérios para o paciente como reabsorção radicular do dente vizinho, maloclusão, formação de cistos, impactação do dente permanente, diastema, entre outros.
METODOLOGIA:

No presente trabalho relataremos caso clinico onde a menor B.T.S. de 10 anos, melanoderma, apresentou dois mesiodens, provocando a impactação dos incisivos centrais e consequentemente relevante transtorno estético. Propôs-se então remoção cirúrgica dos mesiodens e colagem de acessório ortodôntico para tracionamento em procedimento único e posterior disjunção maxilar com aparelho tipo Haas modificado, inserindo dispositivo de apoio para o tracionamento durante a expansão assim como no período pós expansão.

RESULTADOS:

Obteve-se no periodo de 12 meses uma evolução gradual do processo de tracionamento resultando ao final desse tempo bom posicionamento dentário e reabilitação estética satisfatória.

CONCLUSÃO:
O tracionamento de dentes impactados pela presença de mesiodens apresenta-se como uma alternativa de tratamento possivel com resultados satisfatórios tanto no aspecto estético quanto funcional.
Palavras-chave: Tracionamento ortodôntico, Mesiodens, Dentes impactados.