61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
CURSO: CONVERSAS SOBRE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MÚSICA
Guilherme Hartmann Carneiro 1, 2
Jair dos Santos Gonçalves 1
Mariane Martins Rapôso 1
Ana Lucia de Marques e Louro 1, 3
1. Departamento de Música - UFSM
2. Aluno de Graduação
3. Prof. Dr. - Orientador
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve como propósito, a partir de uma pesquisa baseada nas narrativas de histórias de vida de professores não-especialistas em música, a elaboração de um curso prático, cujos participantes são os mesmos indivíduos pesquisados, todos eles professores da Escola Municipal Eduardo Trevisan, de Santa Maria-RS. O objetivo geral da pesquisa e da prática foi propiciar aos participantes, uma reflexão em relação às suas práticas pedagógicas e identidades musicais enquanto educadores, resultando em uma forma de educação continuada, visto as dificuldades que principalmente professores não-especialistas em música possuem em relação à educação musical. Com isto, a partir dos dados obtidos durante a pesquisa, foi possível elaborar conteúdos e formas de se trabalhar a música em sala de aula, a partir do repertório conhecido pelos professores e as necessidades que cada um possuía em relação a sua prática, buscando proporcionar reflexões e propor idéias que fossem adaptadas a cada caso específico. Além disto, a possibilidade dos professores terem a oportunidade de contar sobre suas experiências, de dentro e fora do ambiente escolar, sugere a uma atenção que estes devem ter com os interesses e idéias de seus alunos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi dividido em três grande momentos, sendo o primeiro constituído pela aplicação dos questionários relacionados às histórias de vida de cada professor e seu contato com a música, o segundo pela análise dos dados obtidos na primeira fase, e por fim, a execução do evento com os participantes da pesquisa. Durante a parte da coleta de dados, buscou-se através de um questionário com dez perguntas discursivas, permitir que os professores descrevessem suas historias de vida em relação á música e a maneira com que trabalham ou não a educação musical com seus alunos. A base teórica da metodologia aplicada, está relacionada com autores que argumentam que os escritos narrativos de professores são uma fonte rica para o estudo do processo de construção de identidades profissionais. Com base nos dados obtidos através dos questionários, foram elaboradas atividades que contemplassem o repertório e as vivências expressas pelos professores. E por fim, o curso, foi dividido em oito momentos, onde foram demonstradas idéias e atividades relacionadas com as vivências descritas pelos participantes, alternando entre atividades práticas e momentos para debate e a troca de idéias em relação aos conteúdos e tarefas propostas.
RESULTADOS:
De acordo como planejado para a execução do projeto, as atividades ocorreram de forma satisfatória para ambos os lados envolvidos, pois os professores entrevistados costumavam trabalhar com música em sala de aula durante suas práticas, porém sem uma formação específica na área. Sendo assim, durante a prática do projeto, foi possível propor abordagens diferenciadas em relação ao ensino da música, bem como promover uma troca de experiências entre os ministrantes e professores participantes do curso, pois cada atividade proposta era analisada em conjunto, de maneira a identificar as facilidades e dificuldades de se trabalhar com os alunos cada tipo de conteúdo. Com o passar das atividades, foi possível perceber que os professores têm a necessidade de falar sobre suas vivências e formas de trabalhar determinados conteúdos para pessoas que possuem conhecimento na área. Devido a isso, ao fim de cada momento, ou mesmo no decorrer das atividades, eram feitas diversas consideração e discussões a respeito das práticas educativas. Um assunto recorrente durante as discussões, foi em relação à postura do professor frente aos alunos, e das facilidades e dificuldades que este encontra ao propor um trabalho de construção em conjunto dos conteúdos.
CONCLUSÃO:
Através deste trabalho foi possível estabelecer um contato maior entre universidade e o ambiente escolar, possibilitando aos professores, uma educação continuada através de propostas diversificadas para a elaboração de atividades. A partir dos relatos feitos pelos participantes, percebeu-se que existem maneiras de se trabalhar os conteúdos propostos para a educação musical, de forma que despertem o interesse dos alunos, como por exemplo, utilizando repertórios que se encaixem nas suas vivências ou exemplos do seu cotidiano para que, a partir disto, haja uma troca entre professores e alunos. Percebe-se assim, cada vez mais, a preferência pelo afastamento dos modelos tradicionais de educação, em que o aluno apenas adquire o conhecimento passado pelo professor, sem que exista uma troca entre eles, por modelos onde os alunos estão presentes na elaboração de conteúdos, de acordo com seu meio social e suas histórias de vida. Com isto, foi de grande valor a possibilidade da troca de experiências e discussões, de maneira que cada vez mais se busque uma educação aliada aos interesses dos alunos e ao meio em que se inserem.
Instituição de Fomento: FIEX
Palavras-chave: histórias de vida, educação musical, professores não-especialistas.