61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
MONITORAMENTO DA FAUNA DE ARTRÓPODES QUELICERADOS, MIRIÁPODES E CRUSTÁCEOS EM ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO DE MATA CILIAR
Rafael Delcourt de Seixas Ferreira 1
Heitor Zochio Fisher 1
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC - SP
INTRODUÇÃO:

A recuperação da vegetação marginal é fundamental para preservar os recursos hídricos, pois impede os processos erosivos, mantendo a qualidade da água. A estrutura da comunidade e as espécies presentes na serapilheira afetam a decomposição e alteram todo o ecossistema, por isso, os artrópodes se destacam nesse nicho ecológico, por serem os principais responsáveis pela fragmentação orgânica, sendo utilizados ainda como indicadores desses ambientes. O objetivo principal do trabalho é de inventariar para, posteriormente, monitorar e verificar a colonização de artrópodes quelicerados, miriápodes e isópodes existentes na área de recomposição da mata ciliar da Represa Hidrelétrica de Itupararanga

METODOLOGIA:

A amostragem da serapilheira foi aleatória, utilizando um quadro de madeira de 33 cm de lado para a primeira coleta, realizada na mata, no mês de janeiro. Na segunda amostragem realizada no mês de agosto, foi utilizado um aspirador de carro adaptado para a coleta de invertebrados. Cada amostra foi triada em funil de Berlese-Tullgren visualmente, sendo os organismos encontrados, conservados em álcool 70% no acervo da PUC - SP.

RESULTADOS:

Foram coletados 221 artrópodes, dos quais 59% foram Diplopoda, principalmente Polyxenida, 38% Araneae, 2% Chilopoda e 1% Isopoda em duas coletas . Os animais coletados na mata representaram 65% do total e do pasto 35%.

CONCLUSÃO:

Tais resultados evidenciam a importância da mata ciliar na preservação do banco genético da região e na preservação da microfauna regional, além de favorecer o desenvolvimento de uma rica microfauna no interior da mata, em função da proteção da serapilheira contra a dessecação e dos contatos diretos com raios solares, e contra predadores e parasitas. A serapilheira também fornece alimento aos detritívoros, recursos alimentares para os predadores e parasitóides. O pasto, por sua vez,não permite a formação de uma teia alimentar mais complexa justamente por não apresentar as características descritas,além de ser um ambiente mais pobre em diversidade de matéria orgânica. 

 

Instituição de Fomento: PIBIC-CEPE
Palavras-chave: Recuperação, Serapilheira, Inventário.