61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
ELICIANDO HABILIDADES COMO AS DA SÍNDROME DE SAVANT POR ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA
Claudia Aparecida Valasek 1
Paulo Sérgio Boggio 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (IC)
2. Prof. Dr. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCBS (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Estudos recentes mostram que é possível induzir habilidades cognitivas não-usuais, como aquelas observadas em pessoas com diagnóstico de Síndrome de Savant em voluntários saudáveis pela estimulação magnética transcraniana (EMT). Além disso, outra técnica de estimulação cerebral não-invasiva vem ganhado destaque em função de seu baixo custo, facilidade na aplicação, e efeitos neuromodulatórios; trata-se da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Nessa perspectiva este estudo teve como objetivo investigar a possibilidade de investigar habilidades tipo-savant em sujeitos saudáveis com a ETCC.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo duplo-cego, placebo, randomizado no qual 30 participantes, com idade entre 18 e 22 anos receberam um dos tipos de estimulação (ETCC esquerda, ETCC esquerda/direita, ETCC placebo) e realizaram os seguintes testes: memória conceitual X Literal, leitura de provérbios, contagem de letras e percepção de erros em figuras durante as sessões de estimulação e após o término destas.
RESULTADOS:
Observaram-se como resultados significativos: menor número de erros por associação semântica na tarefa de Memória Conceitual X Literal ETCC esq/dir e ETCC esq quando comparadas com a ETCC placebo; após a estimulação, os participantes que receberam a ETCC esq ou ETCC esq/dir localizaram a palavra duplicada no provérbio 1 mais rapidamente do que aqueles da ETCC placebo; nos três tipos de estimulação os participantes tiveram desempenho melhor no teste de Figuras após a ETCC quando comparado com a aplicação durante a ETCC; nos três tipos de estimulação os participantes tiveram desempenho melhor no teste de Contagem de Letras após a ETCC quando comparado com a aplicação durante a ETCC.
CONCLUSÃO:
Este estudo traz contribuições importantes sobre o funcionamento de habilidades como memória conceitual X literal e percepção de erros em tarefas de leitura. Pode-se verificar que a ETCC é eficaz em modular a atividade cerebral e interferir no desempenho de funções cognitivas específicas. Tais dados aumentam a compreensão de como essas funções são processadas em voluntários saudáveis, mas também das possíveis bases neurobiológicas do funcionamento alterado em patologias como o Autismo ou Síndrome de Savant.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: Síndrome de Savant, estimulação transcraniana por corrente contínua, habilidades cognitivas.