61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
DETECÇÃO POR PCR DE SOJA GENETICAMENTE MODIFICADA EM PRODUTOS CÁRNEOS E EM PRODUTOS CÁRNEOS E EM DERIVADOS DE SOJA
Diana Treml 1
Andréia Zilio Dinon 1
Carla Mello 1
Kenia Tavares Bosco 1
Ana Carolina Maisonnave Arisi 1
1. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
INTRODUÇÃO:

A soja Roundup ReadyTM (RR), resistente ao herbicida glifosato, foi o primeiro organismo geneticamente modificado (OGM) liberado para produção e comercialização no Brasil. A soja é muito utilizada, tanto no consumo in natura, quanto na indústria de produtos cárneos. Sua utilização em produtos cárneos deve-se às propriedades organolépticas (firmeza, fatiabilidade, aparência) e de emulsificação. A legislação brasileira, pelo decreto nº 4680, estabelece que todo o produto alimentício, embalado ou vendido a granel, que apresente uma quantidade de OGM superior a 1%, deve conter no rótulo a informação de produto transgênico. O método mais comumente empregado na detecção de OGMs é a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). A nested PCR é um método ainda mais eficaz, específico e sensível utilizado na detecção de OGMs enquanto a PCR em tempo real é utilizada para quantificação de OGMs. O objetivo desse trabalho foi monitorar a presença de soja RR em derivados de soja e em produtos cárneos comercializados em Florianópolis, SC, através da nested PCR e quantificar as amostras positivas por PCR em tempo real a fim de verificar o cumprimento da legislação vigente.

 

METODOLOGIA:

O DNA de 47 amostras de produtos cárneos (12 mortadelas, 13 empanados, 10 salsichas, 9 peitos de frango e 3 presuntos) e 12 derivados de soja (3 extratos de soja, 4 farinhas de soja e 5 proteínas texturizadas de soja) foi extraído em duplicata ou triplicata utilizando o método CTAB. Todos os produtos utilizados nesse trabalho foram produzidos no Brasil por empresas brasileiras. A presença do DNA de soja foi verificada por PCR utilizando os iniciadores LEC1/LEC2, que amplificam um fragmento com 164 pb, do gene da lectina. As amostras que apresentaram sinal positivo para o gene da lectina foram analisadas por nested PCR, com o uso dos iniciadores GMO5/GMO9 e GMO7/GMO8, que amplificam um fragmento de 169 pb, específico para detecção da soja RR (Ferrari et al, 2007 Int J Food Sci Technol,10,1249). Após a amplificação os produtos da PCR foram visualizados em gel de agarose, corado com brometo de etídio. As amostras positivas na detecção da soja RR foram quantificadas por PCR em Tempo Real, através do sistema 35S soy TaqMan (Applied Biosystems) pela amplificação do promotor 35S da soja RR e do gene da lectina.

 

RESULTADOS:

O DNA amplificável de soja foi verificado pela amplificação do gene da lectina, não sendo observado em apenas 5 das 59 amostras analisadas: 1 mortadela, 1 salsicha, 2 peitos de frango 1 presunto. As 54 amostras com sinal positivo para o gene da lectina foram analisadas para a detecção especifica da soja RR, através da nested PCR. Nessa análise foi verificado que 6 amostras apresentaram sinal positivo para soja RR: 2 empanados, 1 mortadela, 1 extrato de soja e 2 proteínas texturizadas de soja, confirmando a presença de soja transgênica. O conteúdo de OGM nas 6 amostras com sinal positivo para detecção de soja RR variou entre 0,01% e 1,63%, mas em apenas um empanado o conteúdo de OGM foi superior a 1%, sendo necessária sua rotulagem.

 

CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos confirmam a presença de soja RR em 6 amostras de produtos cárneos e derivados de soja no total de 54 amostras analisadas. Apenas uma das amostras apresentou conteúdo de soja RR acima de 1% e necessita a adequação da rotulagem conforme a legislação vigente.
Instituição de Fomento: FAPESC, CNPq e PIBIC CNPq UFSC.
Palavras-chave: reação em cadeia da polimerase (PCR), GMO, soja Roundup Ready. .