61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 7. Teorias da Comunicação
IDENTIDADE, MÍDIA E LINGUAGEM DO FUTEBOL
Vitor Gaspar Ribeiro 1
Dina Maria Machado A. Martins Ferreira 2
1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (IC)
2. Profª. Drª. - Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCL (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como relevância central pesquisar a linguagem do futebol, para entender os modos como a mídia opera e colabora na sustentação da identidade e da cultura brasileira. O problema de pesquisa a ser estudado é: - de que modo a identidade brasileira se apresenta na mídia, quando se observa a linguagem do futebol? Para responder a tal questão, buscamos especificar três objetivos: investigar a história do futebol e o modo como esse esporte foi-se inserindo na mídia, para entender como essa última auxilia na formação da identidade e cultura brasileira; pesquisar, teoricamente, de que modo ocorrem às representações e simbologias na linguagem do futebol, para entender como o futebol também criou e cria imaginários culturais e sociais e avaliar, por meio de conceitos teóricos aplicados em propagandas midiáticas, como foi sendo articulada a relação entre a linguagem do futebol e a formação da identidade nacional. Tendo em vista esses objetivos, embasamo-nos teoricamente em alguns autores que tratam da História e da Linguagem aplicadas ao Futebol. Concluímos que a mídia opera e cria representações imaginárias, tanto nacional como internacionalmente, da identidade e cultura brasileira, por meio de linguagens que veiculam técnicas, heróis e signos do espetáculo do futebol.
METODOLOGIA:
O que se implementou em termos de procedimentos metodológicos neste trabalho é que esse foi dividido entre estudos teóricos e analíticos, pois o que se encontrou foram metodologias e conceitos que oferecessem subsídios para se analisar a linguagem do futebol, objetivando revelar traços da identidade nacional, via análise de algumas mídias. Explicitamos quais teorias da linguagem nos valemos, para tentar definir de que modo ocorrem às representações e simbologias na linguagem do futebol, e como a mídia explora e veicula essas linguagens. Por terem se tornado o centro das nossas pesquisas analíticas, vale destacá-las sinteticamente. Rigo (1973) nos auxiliou na análise em relação aos aspectos técnicos, e o que se observou nas mídias que foram analisadas será: o “condicionante físico”, as “habilidades individuais” como o “movimento”, os “dribles”, os “passes de efeito” e o “gol”. Em Bakhtin (1999), os princípios que nos auxiliaram nas análises foram os de “autor e herói”. Já, em Peirce (1974) o que se observou foram os conceitos de “ícone” e “interpretante”. Por meio das análises de algumas mídias, amparados no referencial teórico-metodológico, buscou-se demonstrar como se articula a relação entre a linguagem do futebol e a formação da identidade nacional.
RESULTADOS:
Com o auxílio de percursos teórico-metodológicos pudemos aplicar os conceitos dos autores e várias análises práticas midiáticas poderiam ser feitas, mas as delimitamos em três gêneros textuais: a) Fotos de Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, pudemos analisar que a mídia explora e veicula linguagens advindas da técnica, do mito e dos signos, e constitui-se também ela como autora, influenciando na identidade e cultura do homem brasileiro. b) Propaganda multimídia da Nike, tendo como ator Ronaldinho Gaúcho. O que se observa na imagem desta propaganda, que está em movimento, é o forte apelo do Ronaldinho Gaúcho como um “craque” do futebol, pois o que se vê na multimídia imagética é uma linguagem que explora as “habilidades técnicas” do jogador, ou seja: o “drible”, os “ataques”, o “passe” e o “gol” e c) Capa de revista de história em quadrinhos. Analisamos que essa mídia com características voltadas ao universo infantil, e que circula para milhões de compradores brasileiros, preocupa-se, sem dúvida com vendas e lucros do produto, mas sugere também a “venda” de uma mercadoria nacional: a cultura brasileira. Deste modo, as três frentes teóricas de linguagens nos auxiliaram a perceber nas análises, o modo como a mídia opera para sustentar a cultura e a identidade brasileira.
CONCLUSÃO:
Este trabalho teve como relevância central pesquisar a linguagem do futebol, para buscar entender os modos como a mídia opera e colabora na sustentação da identidade e da cultura brasileira. Investigamos a história do futebol em suas relações com a mídia, para entender como essa última também auxiliou na formação da identidade e cultura brasileira. Pesquisamos de que modo ocorrem às representações e simbologias na linguagem do futebol em suas relações com a mídia, para entender como o futebol também criou e cria imaginários culturais e sociais. Avaliamos como é articulada a relação entre a linguagem do futebol e a formação da identidade nacional, por meio da aplicação dos conceitos teóricos em propagandas midiáticas. Deste modo, julgamos que foi possível atingir os objetivos propostos por esta pesquisa, e caracterizar os modos como a linguagem do futebol se faz presente na mídia, e como essa última opera e colabora na sustentação da identidade e da cultura brasileira. Concluimos que cabe a mídia, portanto, e sua espetacularização do futebol, manter a imagem do futebol-arte na identidade cultural do imaginário coletivo brasileiro, e manter viva a simbologia do craque, que é o herói representante deste espetáculo.
Instituição de Fomento: PIBIC CNPq
Palavras-chave: futebol, mídia, cultura brasileira.