61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
EFEITO DO SOMBREAMENTO NO CRESCIMENTO INICIAL DA  FAVEIRA ORELHA ORELHA-DE-MACACO (Enterolobiun schomburgkii Benth.).
Lucinaia Bentes Nogueira 1
Tácia do Santos Neves 2
Andressa de Oliveira Lopes 3
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
3. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Diante da exploração desordenada da floresta Amazônica, a reposição artificial com espécies nativas de alto valor econômico torna-se uma alternativa viável para a recomposição efetiva das matas exploradas como forma de garantir a continuidade deste potencial econômico. Neste contexto, a demanda crescente de espécies nativas para a recomposição das matas naturais devastadas gera a necessidade de produção de mudas dessas espécies cujo sucesso depende do conhecimento prévio de suas características fisiológicas, exigências ecológicas e da influência dos fatores ambientais no comportamento das mesmas nas diversas etapas do seu desenvolvimento. Muitas pesquisas têm sido feitas a respeito do sombreamento no crescimento e desenvolvimento da planta, pois esta influencia diretamente, na taxa fotossintética logo, no crescimento e desenvolvimento da planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do sombreamento artificial sobre o crescimento, na fase inicial de desenvolvimento, da faveira orelha-de-macaco (Enterolobiun schomburgkii Benth.), cultivada em viveiro, visando a produção de mudas vigorosas.

METODOLOGIA:

O experimento foi instalado com sementes de Enterolobiun schomburghkii Benth. Uma semana após o tratamento pré-germinativo, escarificação por desponte, das sementes foi realizada a semeadura no viveiro de produção de mudas da EEST em caixas plásticas, contendo areia lavada como substrato, sob galpão coberto com telhas transparentes. Quatro dias após a semeadura houve o processo de germinação das sementes, estas foram semeadas em sacos de polietileno preto e o substrato utilizado foi uma mistura de areia, barro e esterco de galinha na proporção de 2:1:1/2. Após quarenta e três dias da semeadura foi feita a repicagem das mudas, e quarenta e oito dias após a repicagem o experimento foi instalado no viveiro de produção de mudas da EEST sob quatro níveis de sombreamento (0%, 30%, 50%, 70%). Sessenta, cento e vinte e cento e cinquenta dias após a permanência das mudas no viveiro foram feitas as avaliaçoes das plantas. Para tanto, as plantas tiveram as raízes lavadas e no laboratório foram avaliadas as seguintes variáveis: altura, diâmetro à altura do colo, número de folhas e relação diâmetro/ altura, relação massa seca da raiz/ massa seca da parte aérea. Cada parcela experimental foi constituída por 85 mudas por tratamento, num total de 340 mudas.  Os dados foram analisados por regressão.

RESULTADOS:

As mudas de Enterolobium schomburgkii Benth. não apresentaram diferenças significativas para a variável altura e número de folhas entre os tratamentos em todos os períodos de medição. Com 60 dias de idade, o diâmetro das mudas aumentou até 30% de sombreamento, a partir deste nível o aumento do sombreamento reduziu o diâmetro. Com 120 dias houve aumento no diâmetro até 50% de sombra, a partir deste nível houve redução do diâmetro. Com 150 dias as plantas apresentaram redução do diâmetro com o aumento do sombreamento (Fig. 1). Nas variáveis, massa seca da raiz, caule, folha e massa seca total, houve redução no crescimento dessas variáveis com o aumento do sombreamento. Nas mudas com 60 dias, houve redução na massa seca da parte aérea com o aumento da sombra. Com 120 dias, observou-se aumento da massa seca da parte aérea até 50% de sombra, a partir deste houve redução nesta variável. Com 150 dias, observou-se redução da massa seca da parte aérea a partir de 30% de sombra (Fig. 2). Na relação diâmetro/Altura não houve diferença significativa entre os tratamentos aos 60 e 120 dias, exceto aos 150 dias, pois este apresentou diferença significativa entre os tratamentos. Assim, os valores obtidos para essa relação foram afetados negativamente com o aumento de sombreamento. Para a relação entre massa seca da raiz/massa seca da parte aérea, apresentou redução nos valores desta variável a partir de 30% de sombra. Para massa seca das raízes verificou-se maior produção desta variável em mudas sob baixos níveis de sombreamento.

CONCLUSÃO:

Considerando os resultados obtidos neste trabalho, observou-se que a espécie obteve melhor desenvolvimento a níveis de baixo sombreamento (0% ate 30%), ou seja, para obtenção de mudas vigorosas de Enterolobium schomburgki Benth., é necessária a obtenção do conhecimento prévio concluído neste trabalho, pois como se trata de uma espécie de heliófila deve-se atentar para com as condições de sombra sobre as mudas, pois esta afetará a atividade fotossintética adequada para a espécie estudada, conseqüentemente, afetará no sistema radicular, crescimento em altura, entre outras características importantes para um bom desenvolvimento de uma planta.

Instituição de Fomento: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Palavras-chave: Produção de mudas, Crescimento inicial, Viveiros florestais.