61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
IVE: AMBIENTE VIRTUAL 3D, UM NOVO MÉTODO DE APRENDIZAGEM PARA A SALA DE AULA
Alexandre Magno Gomes Sant Anna 1
Ricardo José dos Santos Barcelos 2
1. IF-FLUMINENSE / NTI
2. IF-FLUMINENSE
INTRODUÇÃO:
Atualmente a utilização de sistemas virtuais 3D, no ambientes educacionais, está sendo muito utilizado pelos alunos para a aprendizagem, lazer e troca de conhecimentos, fazendo assim deste um meio essencial de comunicação com o mundo externo. O uso destes métodos de aprendizados vem sendo utilizado constantemente por professores para incorporar ao ensino. Uns dos métodos utilizados na sala de aula são os ambientes virtuais educacionais 3D. É um recurso que estar no processo de aprendizagem do aluno, possibilitando com que ele crie motivação e foque no conteúdo do jogo, havendo assim a transmissão do conteúdo de forma divertida e dinâmica. O trabalho propõe um ambiente virtual educacional 3D, chamado de IVE (Instituto Virtual de Educação). Na construção do ambiente foram utilizadas avançadas tecnologias de desenvolvimento open source, para que o ambiente virtual alcance um número maior de escolas e alunos e baixo custo para a instituição de ensino.
METODOLOGIA:
O IVE foi desenvolvido no IF-Fluminense (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) que possui o NTI (Núcleo de pesquisa da Tecnologia da Informação). As fases de desenvolvimento compreenderam desde o planejamento, pesquisas bibliográficas, escolhas das ferramentas ate etapa de Implantação do Ambiente Virtual Educacional 3D. Para o desenvolvimento do ambiente foram utilizados o software Blender (para modelagem de objetos gráficos e motor de jogo); PyGame (motor auxiliar do jogo); Python (como linguagem de programação e script); MySQL,(gerenciamento e construção de nosso banco de dados); MOODLE (gerenciamento de conteúdos didáticos) e JOOMLA ( CMS, gerenciador de conteúdos e noticias). Quando o usuário acessar o IVE, este sendo inserido num ambiente de uma cidade Virtual 3D, na qual é constituída de uma escola, conjuntos prediais e residenciais, shopping, praças, bosques e praia. O usuário contará com recurso de comunicação com outros usuários, através do Chat, onde poderá trocar informações e tirar dúvidas. O usuário terá acessos a revistas, jornais e bibliotecas virtuais, e quando inserido no ambiente será induzido a freqüentar a escola da cidade virtual, onde poderá ter acesso a conteúdos didático, através do MOODLE, onde ele será supervisionado por um tutor.
RESULTADOS:
O IVE está sendo utilizados por alunos do curso técnico de informática e dos cursos superior de sistema da informação e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Os resultados obtidos com os testes realizados se mostraram positivo e coerente, dada com a finalidade do ambiente virtual educacional 3D. A execução do ambiente se mostrou bastante eficiente, podendo ser executado em sistemas operacionais Linux, Microsoft Windows e Mac OS. Foi constatado que o usuário, para o acesso ao ambiente não necessitará de conhecimentos profundos de informática, pois o ambiente foi desenvolvido em linguagem utilizada em ensino médio e superior. Os resultados no acesso ao material didático para o usuário obtiveram respostas positivas, pois foram criada motivação no usuário e havendo assim maior interesse no aprendizado do conteúdo didático.
CONCLUSÃO:
Os ambientes virtuais educacionais 3D, hoje são ferramentas tecnológicas importantes para o professor motivar e estimular os alunos aos conteúdos didáticos dentro do ambiente educacional. Neste trabalho mostrou que diversos usuários superaram as dificuldades ao conteúdo didático, tornando possível através de ferramentas open source, de baixo custo e não necessitando de máquinas de última geração, para a sua execução. O trabalho foi desenvolvido e integrado através de ferramentas de diversas tecnologias open source. Todavia, é importante ressaltar que o uso de recursos tecnológicos, dentre eles o ambiente virtual educacional, não pode ser realizado o sem conhecimento anterior do mesmo e que este conhecimento deve sempre estar atrelado a princípios teórico-metodológicos claros e bem fundamentado. Dando assim a importância dos professores dominarem as tecnologias e fazerem uma análise cuidadosa e criteriosa dos materiais a serem utilizados, tendo em vista os objetivos a serem almejados no processo educacional.
Instituição de Fomento: PIBIC / IF-Fluminense
Palavras-chave: ambientes 3D, ferramentas open source, educação à distância.