61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 3. Genética Humana e Médica
BASES PARA ANÁLISE DA PREDISPOSIÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA: VARIABILIDADE DO ÉXON 1 DO GENE CDKN1B
Rodrigo Bertollo de Alexandre 1
Marcelo Luiz Bendhack 1
Caroline Gribner 1
Fábio Rueda Faucz 1
1. Laboratorio de Genetica Molecular Humana - CCBS - PUCPR
INTRODUÇÃO:
O câncer de próstata (CP) é considerado a segunda causa de óbito por câncer em homens, sendo apenas superada pelo de pulmão. Este tumor age de uma forma muito mais brusca para pessoas, após os seus 50 anos, tanto em questão de incidência quando de mortalidade, mas 75% dos casos só são observados nos pacientes que estão acima dos seus 65 anos. Um modelo “multigênico” de susceptibilidade ao CP foi proposto, onde variantes de genes polimórficos comuns, como os andrógenos e do receptor de vitamina D, contribuem com a carcinogêneses. Projetos já realizados mostram que o CP pode estar relacionado com a falta de expressão no gene CDKN1B (p27). Já comprovado em camundongos e já está sendo testado em humanos, que há uma maior frequência de homozigose para Valina em portadores de CP no polimorfismo V109G (326T/G). Este trabalho se propõe a caracterizar, através de PCR e RFLP, a variabilidade genética de um único nucleotídeo polimórfico na variante do códon 109, no éxon 1 do CDKN1B [326T / G (p.V109G) rs2066827] para a associação com o câncer de próstata esporádicos na população sul brasileira identificando as suas frequências. Visando tornar possível que análises de genótipos do gene CDKN1B possam se mostrar valiosos na determinação de quais indivíduos apresentam maior ou menor risco para o desenvolvimento de CP.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 296 amostras de indivíduos controles os quais foram selecionados ao acaso na população e os quais eram livres de qualquer doença até momento da coleta, e 57 pacientes para o CP esporádico, ou seja, não apresentavam histórico familiar da doença. O DNA extraído a partir da técnica salting out (utilizando sangue total) foi amplificado utilizando-se 2 primers, um responsável pela sequência 5’-CCAGACCTTTGGAAAGTTAGC-3’ e outro pela sequência 5’-GGCTCAAGTTCCAAGTATTGC’-3’. A região amplificada era específica para o polimorfismo V109G no éxon um e através da técnica de Polimorfismo do Comprimento de Fragmentos de Restrição (RFLP) foi possível identificar a frequência gênica desta variante.
RESULTADOS:
Dentro da população controle foram identificados 148 (50%) indivíduos homozigotos para não digestão; 121 (40,88%) heterozigotos para a digestão, e 27 (9,10%) homozigotos para a digestão. Enquanto entre os pacientes foram encontrados 32 (56,14%) indivíduos homozigotos para não digestão; 24 (42.10%) heterozigotos para a digestão, e 1 (1.76%) homozigotos para a digestão. Desta forma pudemos caracterizar a frequência deste polimorfismo para glicina nas amostras controles é de 70.44%, enquanto nos pacientes é de 77.19%.
CONCLUSÃO:
Apos análise estatística para caracterização de associação entre os genótipos e o risco de desenvolvimento de câncer de próstata esporádico, pode-se observar que o genótipo TT mostrou uma tendência de associação com o aumento do risco de câncer de próstata esporádico [odds ratio (OR), 1,96; intervalo de confiança 95% (IC), 0,99-3,88, p = 0,076], porem outros estudos devem ser realizados para obter um resultado mais conclusivo. A análise dos genótipos do gene CDKN1B poderá, em um futuro, determinar quais pacientes possuem um maior risco para o desenvolvimento do carcinoma de próstata, tornando-se uma ferramenta bastante útil em screening populacional e até em aspectos relacionados à profilaxia e/ou tratamento.
Instituição de Fomento: PUCPR/ FUNDAÇÂO ARAUCARIA/ CNPQ
Palavras-chave: CDKN1B, p27, Câncer de próstata.