61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CURTA CIÊNCIA
GUSTAVO AUGUSTO GOUVEIA 1
CARLOS WAGNER COSTA ARAUJO 1, 2
MARCOS ANTONIO PINTO RIBEIRO 1
EMANUELA TEIXEIRA 1
GABRIELA DA CRUZ FERREIRA 1
LAMONIE ANGELO 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
2. ORIENTADOR PROF.
INTRODUÇÃO:
: "O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria." (Isaac Asimov). Grande parte da população do nordeste brasileiro não tem acesso as oportunidades e aos matérias necessários para que seus habitantes construam o conhecimentos científico. Uma pesquisa na folha Online mostra que o Nordeste possui um índice de 20% de analfabetismo. O ECC (que se localiza no interior de Pernambuco) veio para mudar esse quadro através de vídeos que alicerçados à ciência tentam melhorar a educação dos habitantes do Vale do São Francisco. Mais que simplesmente mostrar ou exibir vídeos, o projeto visa provocar uma reflexão e discussão após a exibição, o que faz valer o direito da pessoa humana à instrução, garantidos pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos humanos.
METODOLOGIA:
: Os curtas Metragem são produzidos baseados na ciência e na cultura. Mostram experiências nas áreas ensino de física, química, biologia, matemática e história da ciência, presentes desde as atividades mais espontâneas até as mais complexas. Os vídeos além de mostrar as respostas científicas de fenômenos naturais, mostram também à visão das pessoas sobre certos comportamentos sociais e acontecimentos científico. O público vai desde crianças (alunos), até adultos (pais e professores). Após a exibição, o filme instiga a discussão entre os telespectadores, que saem convictos de que ciência pode ser feita de forma dinâmica e interativa. Resultados: Durante um ano de projeto, foram editados 4 (quatro) vídeos que são apresentados em seminários, debates e discussões promovidas pelo ECC. Os programas já foi objeto de encontro com a TV Escola do Ministério da Educação, além de ser apresentados em outros Centros de Ciência como o Núcleo de Ciências da UFES e Espaço Ciência de Olinda-PE.
RESULTADOS:
Durante um ano de projeto, foram editados 4 (quatro) vídeos que são apresentados em seminários, debates e discussões promovidas pelo ECC. Os programas já foi objeto de encontro com a TV Escola do Ministério da Educação, além de ser apresentados em outros Centros de Ciência como o Núcleo de Ciências da UFES e Espaço Ciência de Olinda-PE.
CONCLUSÃO:
Ao combinarmos os recursos audiovisuais com a propagação do conhecimento científico, o resultado é claro; um maior interesse e absorção de informações pelo educando – telespectador. O vídeo provoca os sentidos humanos: audição, visão e emoção. Além disso, o diálogo gerado após as exibições não proporciona, aos espectadores, apenas a criação de seus próprios conceitos, mas também a socialização desses.
Instituição de Fomento: CNPq - FINEP
Palavras-chave: Educação Científica, Video Científico, Divulgação Científica.