61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
UM OLHAR CIDADÃO SOBRE A EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DA CIDADE DE MANAUS
Ana Carla dos Santos Bruno 1
Karina Correa da Costa 1, 2
Suely de Souza Costa 1
1. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA
2. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:

O índice de desenvolvimento da educação básica - IDEB criado no ano de 2007 a fim de verificar o desempenho escolar dos alunos no ensino fundamental e o exame nacional do ensino médio - ENEM criado em 1998 ocupam lugar de destaque na política educacional brasileira pela sua contribuição na melhoria da qualidade da educação. Baseado nos referidos índices consubstanciou-se este estudo que pretende identificar as dificuldades que alunos do 3º ano do 1º ciclo apresentam no processo de desenvolvimento da leitura e interpretação.

METODOLOGIA:

Para se aplicar um método de intervenção em leituras para crianças que seja viável e de fácil aplicação por profissionais de educação, ou outros que tenham interesse em interagir com o mundo educacional, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e participou-se, pela técnica da observação participante, de reuniões de pais e mestres, assim como de reunião comunitária para decisões referentes ao PDE a convite da diretora da Escola Municipal Magalhães Cordeiro, no Conjunto Amazonino Mendes II, no Bairro Cidade Nova V, Zona Norte, na periferia de Manaus.  Sendo possível compreender e vivenciar in loco, as inúmeras dificuldades encontradas pelos gestores, professores e pais dos alunos no planejamento de atividades no ensino-aprendizagem.

 

RESULTADOS:

Vários autores vêm trabalhando esta problemática que tem se tornado mais agravante nas regiões periféricas das grandes cidades, e citam fatores como: a superlotação de salas, turnos intermediários, falta de incentivo dos profissionais de educação e a falta de acompanhamento dos pais na vida educacional de seus filhos. Os fatores cognitivos também são levantados como hipótese dessa deficiência no espaço de aprendizagem. Sendo que esses fatores, de forma isolada, não atuam decisivamente no processo ensino-aprendizagem, ou seja, somente em conjunto, tais fatores passam a dificultar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Não significa dizer que não houve políticas públicas de desenvolvimento da educação, mas sim que não se fizeram tão eficazes. Possivelmente, pela vasta diversidade cultural, uma vez que as políticas educacionais eram mais voltadas para o atendimento das características das regiões sudeste e sul do país, principalmente, no que tange às especificidades lingüísticas de cada região. Foi possível compreender e vivenciar in loco, as inúmeras dificuldades encontradas pelos gestores, professores e principalmente pelos pais das crianças, não só por falta de escolaridade aparente dos pais como também da ausência de comprometimento dos responsáveis no planejamento de atividades no ensino-aprendizagem.

 

CONCLUSÃO:

O estudo sofreu algumas mudanças a partir dos primeiros contatos com a escola, observou-se a necessidade de conhecer não só as dificuldades apresentadas pelas crianças no desenvolvimento da leitura e interpretação de textos. Mas, acima de tudo necessitou-se conhecer a opinião dos pais sobre educação na parceria aluno-escola-professores, assim como o seu perfil sociocultural e econômico dos pais, para poder compreender e melhor conscientizar os pais da importância do desenvolvimento educacional de seus filhos para o progresso do país visando à formação educacional e profissional. Foi possível compreender e vivenciar in loco, as inúmeras dificuldades encontradas pelos gestores, professores e principalmente pelos pais das crianças, não só por falta de escolaridade aparente dos pais como também da ausência de comprometimento dos responsáveis no planejamento de atividades no ensino-aprendizagem. Pois as crianças de hoje serão os cidadãos de amanhã e terão a responsabilidade de desenvolver a região para melhores patamares do que atualmente. Para que no futuro com aplicação da pesquisa-ação a melhora do desempenho cognitivo em leitura das crianças e que estas possam superar as dificuldades na aprendizagem, tendo mais condições de autonomia enquanto cidadão num mundo cada vez mais exigente.

Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: Educação , Escola, Observação participante.