61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
O PAPEL DA NEUROCIENCIA NO CENTRO DA FALA: um diálogo entre a Psicopedagogia e a Fisioterapia
MARA REGINA KOSSOSKI FELIX REZENDE 1
YEDA MARIA DE SOUZA SIMONETTI 2
1. INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA-FACULDADE MARTHA FALCÃO
2. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:

No final do século XX para cá o trabalho multidisciplinar tem sido primordial na construção do conhecimento. Entre os princípios pedagógicos que estruturam a aprendizagem estão a linguagem, a cognição, o pensamento e a memória confrontando com os instrumentos e recursos característicos de nosso cotidiano. Nesse caminho, o que é importante para o sujeito é a sua capacidade de construção de conhecimento e como ele se estrutura. Assim, este estudo se propõe a refletir a importância do centro da fala no processo de desenvolvimento do ser humano. Para tal, reportamo-nos aos desafios das práticas escolares e da necessidade do profissional (psicopedagogo e fisioterapeuta) apropriar-se do conhecimento cerebral como critério essencial para criar condições favoráveis ao aprendizado. Além disso, torna-se necessário entender as fases de evolução dos sujeitos a partir do desenvolvimento de seus setênios (crescimento e evolução do ser humana em sete anos) e, a prática desenvolvida por Vygotsky (2001-2003), utilizando novas informações, num processo de interação, para serem consolidadas como um conhecimento novo. Esta visão é a que melhor responde às nossas inquietações em relação ao processo ensino-aprendizagem, particularmente, sobre a construção da memória e a disfunção cognitiva. Diante disso, buscamos construir propostas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento de viabilizar recursos que estimulem a memória e a cognição do ser humano, como um todo e, abra caminhos para transformar a práxis do educador.

METODOLOGIA:

A metodologia que sustenta esta pesquisa compõe-se de elementos teórico-prático-conceituais diversos. Este estudo foi ancorado numa abordagem bibliográfica e qualitativa com estudo de caso e observação direta e indireta. Buscamos a natureza etnográfica, pois permite uma maior apreensão da rotina que acontece na expressão do atendimento psicopedagógico e fisioterapêutico, descrevendo as condutas, ações, práticas e vivências dos sujeitos selecionados, com as formas de ensinar e aprender. Esta metodologia consiste em um conjunto de etapas a serem percorridas pelos sujeitos investigados, mediadas pelo psicopedagogo, fisioterapeuta e/ educador considerando: o problema proposto pelos profissionais e que deve ser assumido também pelo sujeito/educador; as hipóteses formuladas e as possíveis soluções fundamentadas nos conhecimentos disponíveis; o diálogo entre as áreas do conhecimento; as produções realizadas e a socialização dos trabalhos. Para tal, buscamos um grupo de 12 (doze) sujeitos que recebem atendimentos em uma clínica e atendimentos psicopedagógicos, psicológicos e fisioterapeutas na zona sul de Manaus-AM. Utilizaram-se técnicas da observação e da coleta de dados sobre as atividades desenvolvidas no nível de habilidades lingüísticas, motoras e cognitivas dos sujeitos investigados.

RESULTADOS:

De acordo com as ações desenvolvidas entre a amostra deste estudo, foi possível observar que o processo psicopedagógico e terapêutico utilizado enfocaram a estimulação específica do hemisfério direito e o reconhecimento de atividades específicas na área de Broca (responsável pelo processamento da linguagem, produção da fala e compreensão) e de Wernick (responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações). Neste sentido,  elaboraram-se atividades específicas, em quatro bimestres, voltadas à estimulação tátil-cinestésica, orientação temporal e espacial (fortalecendo o lobo parietal); atenção para reforçar o córtex pré-frontal; leitura e escrita no sentido de assegurar ao sujeito investigado o reconhecimento dos grafemas das sílabas que compõem uma palavra desconhecida ou pouco falada e associá-los aos neurônios de representação fonológica na área de Broca. Para tal, detectamos que os doze sujeitos envolvidos na pesquisa apresentaram desenvolvimentos, gradativos e satisfatórios, ao identificar e memorizar palavras, formas, sentenças e/ou situações de aprendizagem no espaço escolar e nas atividades do dia-a-dia. Assim, envolveu-se um trabalho multidisciplinar, com observações e sugestões alternativas que venham contribuir com o crescimento e o desenvolvimento integral desses sujeitos.

CONCLUSÃO:
Atualmente as ações desenvolvidas na aprendizagem requerem que todos os profissionais preocupados com o sucesso do ser humano, em sua totalidade, repensem as estratégias, as metodologias e revisem as práticas pedagógicas pela reorganização dos instrumentos necessários para englobar as percepções e apreensões humanas. O trabalho interdisciplinar no campo do saber é uma necessidade e um desafio, pois as relações entre o psicopedagogo, o fisioterapeuta e o sujeito investigado requerem uma compreensão maior sobre o campo da Neurociência e os instrumentos utilizados no processo cognitivo do conhecimento, em especial o déficit na fala.  Nessa perspectiva, uma discussão sobre as possibilidades de integração entre as práticas psicopedagógicas e fisioterapeuticas tornou possível testemunhar subsídios relevantes na intervenção de sujeitos com déficit de aprendizagem, memória e atraso significativo nas habilidades cognitivas, motoras e lingüísticas. Para tal, o trabalho multidisciplinar resultou em significativos avanços no tratamento da amostra investida no tema em questão.
Instituição de Fomento: INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA - FACULDADE MARTHA FALCÃO
Palavras-chave: Memória. , Neurociência., Teorias da Aprendizagem e Conhecimento..