61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO INTEGRAL E SUSTENTABILIDADE SOCIAL: ALTERNATIVA PARA A ESCOLA PÚBLICA
Rute Moreira Braga 1
Antônio Carlos Maciel 1
1. Universidade Federal de Rondônia
INTRODUÇÃO:
Este trabalho explora um dos resultados de experiência pedagógica realizada no Município de Ariquemes, Estado de Rondônia: o Projeto Burareiro de Educação Integral, que teve por objetivo demonstrar a aplicabilidade do princípio da politecnia aos processos de ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades didáticas na área dos esportes e das artes voltadas para compreensão das matérias do ensino regular, bem como avaliar os impactos sociais na comunidade. Ora, considerando que o objetivo da educação integral, pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica, é a superação não só dos efeitos causados às faculdades humanas pela divisão do trabalho, mas também das condições sub-humanas a que estão relegadas imensos contingentes populacionais das periferias urbanas, e que o conceito de politecnia visa resgatar as potencialidades humanas, através de processos pedagógicos, que integre o desenvolvimento da cognição, das habilidades psicomotoras e físicas; da sensibilidade e da sociabilidade, enquanto participação produtiva e política na sociedade, a relevância deste trabalho consiste em demonstrar como essa última parte dos objetivos foi desenvolvida para dar origem ao conceito de sustentabilidade social, enquanto alternativa ao paternalismo das políticas publicas vigentes.
METODOLOGIA:
A pesquisa, realizada entre janeiro de 2005 e agosto de 2006, encontra-se fundamentada na interpretação acerca da unidade entre educação intelectual, física e tecnológica, originada por Marx, cujos desdobramentos vão determinar a definição do conceito de politecnia e a concepção de educação integral e sustentabilidade social sob a perspectiva histórico-crítica. Na pesquisa de campo, utilizou-se o laboratório social histórico-crítico, constituído por três movimentos intercomplementares: a preparação, o laboratório e o monitoramento. A preparação consiste de quatro ações: o levantamento, o diagnóstico, os cenários e o planejamento estratégico-situacional; o laboratório consiste de outras quatro ações: os cursos de formação teórica, a demonstração, a avaliação e a experimentação; o monitoramento, de duas ações: verificação de desempenho por escopo integrado (atividades afins) e a avaliação de desempenho integral por objetivo. Assim, pode-se verificar: do ponto de vista pedagógico, é possível uma educação integral de caráter politécnico? Do ponto de vista social, quais as condições para a sua sustentabilidade em áreas da periferia urbana em situação de extrema pobreza?
RESULTADOS:

A busca por um princípio pedagógico que representasse a unidade da concepção marxiana de educação não resultou no trabalho como principio educativo, como é comum na literatura brasileira, mas na politecnia como princípio pedagógico. Este princípio, fundado no desenvolvimento integrado de cognição, habilidades, sensibilidade e sociabilidade, foi operacionalizado pelas atividades didáticas das áreas esportivas e artísticas vinculadas às matérias do ensino regular. Por outro lado, diante das condições insalubres e financeiras da população do bairro, onde a pesquisa foi realizada, o Setor 10, que se situa na fronteira da cidade, pode-se constatar: 1) A melhoria na qualidade de vida foi maior na faixa que possui renda até 1 salário mínimo, maior quantidade de filhos na escola, maior aceitação das orientações preventivas para a saúde e a higiene pessoal e ambiental; 2) A melhoria da rende decorreu diretamente da diminuição dos custos com energia, alimentação e vestuário; 3) Maior disponibilidade para a procura de trabalho ou a realização de atividade remunerada no ambiente doméstico; 4) Diminuição dos conflitos de rua no período diurno; 5) Diminuição da violência doméstica; 6) Maior participação dos pais nas atividades da escola.

CONCLUSÃO:
Teoricamente, a pesquisa possibilitou o aprofundamento da concepção marxiana de educação, buscando nesta a fonte para a formulação do princípio pedagógico da politecnia, como fundamento de uma concepção de educação integral que visa não só a superação da fragmentação das faculdades humanas, mas também a melhoria da qualidade de vida de imensas populações, que vivem nas periferias urbanas das cidades brasileiras. Essa perspectiva supera as experiências de educação integral, nos sistemas públicos de ensino, que se limitam a estender o tempo do aluno na escola. Apesar dos custos para a implantação e manutenção da educação integral ser elevados (em torno de 136%, no primeiro ano, e 81%, a partir do segundo ano), mesmo em experiências como a do Projeto Burareiro, que utiliza vários espaços de lazer da cidade, e das dificuldades de implantação de cursos profissionalizantes, os impactos sociais positivos, identificados por esta pesquisa, justificam não só os investimentos, mas também o redirecionamento dos recursos das políticas públicas, tipo bolsa-família, para essa modalidade educacional, cujos benefícios, em vez de paternidade social, buscam a sustentabilidade social dessas populações.
Instituição de Fomento: Prefeitura Muncipal de Ariquemes
Palavras-chave: Politecnia, Educação Integral, Sustentabilidade Social.