61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
Transporte público para um público de cor: Mobilidade negra em uma cidade de espaços racialmente marcados
Paulo Henrique da Silva Santarém 1
José Jorge de Carvalho 1
1. Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
Para responder à questão “Há racismo na configuração espacial do DF?” buscou-se compreender as tensões e conflitos metropolitanos com base nos conceitos de Mobilidade Urbana, Direito à Cidade, Planeta Favela, Territórios Brancos e Negros, Segregação Racial e Periferia.
METODOLOGIA:
Foram estudadas ações da elite do DF para restringir a mobilidade urbana nas áreas nobres, por meio de leituras, entrevistas e análise histórica, incluindo fatos recentes da vida de Brasília
RESULTADOS:
Constatou-se que a elite do DF age por meio de mecanismos institucionais (conselhos comunitários, prefeituras de quadras), de ação civil pública (abaixo-assinados, panfletagens) e de agentes econômicos (especulação imobiliária) para manter a segregação espacial no DF. O principal pretexto da ação destes grupos é o tombamento de Brasília, que em certas ocasiões provoca divergências internas. A influência da ação destes grupos é significativa na construção espacial da urbe.
CONCLUSÃO:
O espaço no DF foi construído de forma racista, gerando e reafirmando uma sociedade segregadora. A melhoria das relações urbanas passa então pela transformação do espaço, que virá a partir do empoderamento dos/das de baixo. O caminho principal deste processo são as ações do movimento político-popular, que em sua luta pelo direito à cidade gera e conquista uma nova sociabilidade urbana.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Direito à Cidade, Racismo.