61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
BUFFERING PARA OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA COM INTERATIVIDADE
Andreas Cauê Cabral Magalhães 1
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA / UniCEUB
INTRODUÇÃO:
Aplicações multimídia que utilizam o serviço de vídeo sob demanda têm se tornado cada vez mais populares. No entanto, a rede ainda não oferece a qualidade de serviço (QoS) exigida para a satisfação plena dos clientes. Esse trabalho considera uma área de pesquisa que tem recebido grande atenção ultimamente. Essa área é o estudo de estratégias de gerência de buffer (RODRIGUES; LEÃO, 2005), (ROCHA et al., 2005), (RODRIGUES; LEÃO, 2006a) que, quando usadas em conjunto com técnicas de compartilhamento de banda (EAGER, 1999), (ROCHA et al., 2005), (RODRIGUES, 2006a), (RODRIGUES, 2007), produzem reduções significativas nos requisitos de banda das aplicações multimídia que utilizam o serviço de vídeo sob demanda. Os objetivos deste trabalho são o estudo e a análise de quatro recentes estratégias de gerência de buffer: Simple Buffer (SB), Complete Buffer (CB), Unique Buffer (UB) e Precise Buffer (PB), originalmente propostas nos trabalhos de (RODRIGUES; LEÃO, 2005); (ROCHA et al., 2005); (RODRIGUES; LEÃO, 2006a).
METODOLOGIA:
Para consecução dos objetivos nos baseamos principalmente em: extensa investigação das mais importantes publicações acerca do tema proposto; reuniões periódicas para fins de ajustes de direção e avaliação do trabalho em desenvolvimento; apresentações, por parte do orientando, dos resultados obtidos, com entrega de relatórios, para pontuar o nível de evolução atingida.
RESULTADOS:
Em síntese, constatamos/confirmamos que: (i) a estratégia CB tem uma performance bastante satisfatória; (ii) as otimizações são bem expressivas, considerando todas as métricas analisadas; (iii) os experimentos mostram a escalabilidade da estratégia CB, pois em todos os cenários (200, 400 e 500 clientes), existem otimizações bastante satisfatórias; (iv) os valores de otimização registrados exaltam a importância do uso das estratégias de gerência de buffer.
CONCLUSÃO:
Nesse trabalho foram estudadas e analisadas quatro estratégias de gerência de buffer: Simple Buffer (SB), Complete Buffer (CB), Unique Buffer (UB) e Precise Buffer (PB). Consideramos todas elas operando em conjunto com a técnica de compartilhamento de banda Merge Interativo (MI). Os resultados obtidos da literatura mostram que, em geral, a técnica UB é a mais eficiente, seguida por PB, CB e, por último, SB. Neste trabalho também realizamos simulações das estratégias de gerência de buffer SB e CB, em conjunto com a técnica MI. Para tanto usamos a ferramenta de simulação Tangram-II (SILVA et al., 2006) e cargas sintéticas obtidas de servidores reais. Os principais resultados obtidos foram: o Em todos os cenários analisados, CB se mostra mais eficiente que SB; o Para métrica pico de banda, obtivemos reduções de até 18%; o Para métrica banda média, obtivemos reduções de até 51%; o A estratégia CB se mostrou escalável, pois em todos os cenários, com diferente números de clientes no sistema, obtivemos otimizações satisfatórias. Como trabalhos futuros, visualizamos o estudo e análise de outras estratégias de gerência de buffer para fins comparativos com aquelas aqui investigadas. Também pretendemos considerar a análise de outras quantidades de clientes no sistema e o uso de geradores de cargas conceituais (RODRIGUES, 2004), onde torna-se possível induzir comportamentos interativos desejáveis para fins de análises específicas.
Palavras-chave: Gerência de buffer, Vídeo sob demanda, Escalabilidade do servidor.