61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Lixiviação de Carbono em Solo Tratado com Compostos Orgânicos Enriquecidos
Claudivan Costa de Lima 1
Eduardo de Sa Mendonça 2
Asunción Roig 3
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Satuba
2. Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos
3. Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, Centro de Edafologia y Biología
INTRODUÇÃO:

O C orgânico dissolvido (COD) é um constituinte comum do solo e da água superficial oriundo da própria decomposição da MO, sendo constituído principalmente por ácidos fúlvicos, mono e polissacarídeos, polifenóis e substâncias alifáticas de baixa massa molecular. Este carbono está presente na água de drenagem agrícola e pode ser levado até os mananciais, contribuindo assim para formação dos trihalometanos (THM). Estas substâncias são carcinógenos formados a partir de reações químicas do COD com elementos presentes nos produtos usados na cloração da água. Para se proceder a adubação orgânica de modo a contribuir com o aumento da produtividade das culturas e ao mesmo tempo evitar os riscos de poluição do solo e dos recursos hídricos, se faz necessário conhecer as características do solo e a composição do adubo orgânico a ser aplicado. Essas medidas favorecem a aplicação de doses compatíveis com a necessidade da planta e com a capacidade de o solo reter o referido material, evitando perdas e contaminação do ambiente. O objetivo do presente trabalho foi verificar o efeito da aplicação de compostos orgânicos obtidos com diferentes materiais e enriquecimentos minerais sobre a lixiviação de carbono, inferindo deste modo o potencial poluidor destes fertilizantes orgânicos.

METODOLOGIA:

Amostras de Calcisol Pétrico, do município de Jumilla, Província de Murcia, Espanha, foi coletado à profundidade de 0 a 20 cm do solo, passado em peneira de 2,0 mm, para em seguida ser acondicionados em tubos de PVC com diâmetro de 5 cm. Os tratamentos consistiram da aplicação da dose equivalente a 26 t ha-1 de oito compostos orgânicos distintos, formulados com bagaço de cana (BC), cinzas de bagaço de cana (CBC), esterco de galinha poedeira (EGP), torta de filtro (TFC), farelo de mamona (FM), os quais foram mesclados para obtenção dos compostos: CS (BC + CBC + EGP), UR (BC + CBC + EGP + fertilizante mineral NPK, sedo o N na forma de ureia), SA (BC + CBC + EGP + fertilizante mineral NPK, sendo o N na forma de sulfato de amônia), SM (BC + CBC + EGP + pó de serpentinito e micaxisto), FN (BC + CBC + EGP + fosfato de rocha em pó), TF (BC + TFC), M+G (BC + FM + pó de gnaisse) e M-G (BC + FM). Após incubação destes materiais por um período de 7 dias, com umidade a 70 % da capacidade de campo, os mesmos foram submetidos à aplicação de cinco lâminas de água correspondente a uma vez o volume de poros, intercaladas a cada 7 dias. O lixiviado foi recolhido e reservado para análises posteriores. Este ensaio, portanto, foi dispostos em esquema de parcelas subdivididas no tempo e distribuídos em delineamento experimental em blocos casualizado, com três repetições, sendo a parcela constituído de 9 tratamentos (8 compostos + Testemunha) e a sub-parcela, dos 5 períodos da aplicação das referidas lâminas. As amostras líquidas recolhidas foram submetidas à determinação do teor de C usando o equipamento Total Organic Carbon Analyzer – TOC-5050A.

RESULTADOS:

As perdas de C orgânico dissolvido (COD) decresceram ao longo do tempo, sendo que as perdas mais pronunciadas ocorreram durante a aplicação da primeira lâmina de água. Para comparar o efeito dos tratamentos sobre as perdas de C por lixiviação, estabeleceu-se contrastes ortogonais entre os tratamentos, a partir do somatório dos teores de COD, resultantes da aplicação das 5 lâminas de lixiviação. Em todos os tratamentos tais perdas foram superiores as da testemunha. Nos tratamentos a base de mamona (M-G e M+G), as perdas de COD foram maiores do que as dos tratamentos contendo esterco de galinha poedeira (CS, UR, SA, SM, FN) e torta de filtro (TF). Os compostos maturados contêm substâncias orgânicas  humificadas como os AF, que compõem o COD. Entretanto, o COD é constituído também por outras frações orgânicas como polissacarídeos, polifenóis e diversas substâncias alifáticas de baixo peso molecular facilmente degradável. Por essa razão, o COD foi melhor correlacionado com o carbono orgânico total dos compostos (r= 0,72**), do que com os AF (r= 0,32ns). Verificou-se que o enriquecimento mineral dos compostos dos tratamentos UR, SA, SM e FN possibilitaram menores perdas de carbono comparativamente ao tratamento CS. O mesmo ocorreu em relação ao enriquecimento com pó de gnaisse do tratamento M+G que apresentou menor perda de carbono do que o tratamento M-G.

CONCLUSÃO:

§   As perdas de C por lixiviação foram mais intensas após a aplicação da primeira lâmina de água;

§   A perda de carbono orgânico dissolvido foi tanto maior quanto maior o teor de carbono orgânico dos compostos;

§   Os compostos M+G e M-G apresentaram maiores perdas acumuladas de C;

§   O enriquecimento mineral dos compostos contendo esterco de galinha poedeira, possibilitou menores perdas de C.

Instituição de Fomento: CNPq e FAPEAL
Palavras-chave: adubação orgânica, carbono orgânico dissolvido, trihalometano.