61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CLASSE HOSPITALAR
Ana Carolina Gomes dos Santos 1
Luíza Araújo Pereira 1
Neide de Aquino Noffs 1, 2
1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:

Atualmente, identificamos nos hospitais uma situação de ensino denominada Classe Hospitalar. Criada com o intuito de assegurar à criança e/ou adolescente internados, o direito de prosseguir os estudos durante o tratamento médico, a Classe Hospitalar requer formação adequada do educador para que ele possa vencer os desafios dessa profissão e promover uma ação educativa de qualidade. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar e/ou analisar a formação, a atuação e o cotidiano dos profissionais que atuam nesse espaço.

METODOLOGIA:

O trabalho baseou-se em entrevistas, bibliografias, leituras, fichamentos, levantamentos de dados, participação em congressos e grupos de supervisão específica e, em observações feitas nas Classes Hospitalares dos seguintes hospitais: Emílio Ribas e no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual, ambos em São Paulo.

RESULTADOS:

Durante a pesquisa observa-se que a formação dos professores da Classe Hospitalar, deixa muito a desejar. Pois nenhum dos hospitais analisados exige uma formação específica deste professor e muito menos garantem uma assistência, tanto psicológica quanto profissional, ao mesmo. Efetivamente a Classe Hospitalar não tem sequer uma nomenclatura definida. Não se sabe ao certo qual dos termos (Ensino, Classe, Educação, Escola Hospitalar, etc) deve-se usar. Gerando assim uma situação indiferenciada, que vai desde a definição do seu termo até a formação de seus professores/profissionais. A pesquisa mostrou também o percurso do profissional desde seu ingresso, passando pelas alternativas de ação em seu cotidiano. Distinguimos a atuação profissional da Classe Hospitalar e da Classe Regular. Analisamos as matrizes e ementas dos cursos de especialização em Pedagogia Hospitalar, clareando conhecimentos inerentes à este desempenho com qualidade.

CONCLUSÃO:

Constatamos a necessidade de organizar cursos específicos, de especialização visto haver raras opções para qualificar o desempenho neste espaço específico de aprendizagem, a Classe Hospitalar, ou mesmo, propor em cursos de graduação de Pedagogia e demais Licenciaturas, disciplinas e estágios que subsidiassem esta formação por meio de uma unidade Temática específica denominada: Fundamentos da Pedagogia Hospitalar.

Instituição de Fomento: CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Classe Hospitalar, Formação de Professores, Educação e Saúde.