61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
atividade anti-inflamatória do extrato etanólico da vagem de Caesalpinia ferrea MArt.
Jaciana dos Santos Aguiar 1
Sirlene Lucena de Moura 1
Marília Maria Sitônio Santiago 1
Katariny Calheiros de Castro 1
Thiago Ubiratan Lins e Lins 1
Teresinha Gonçalves da Silva 1
1. Departamento de Antibioticos, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
INTRODUÇÃO:

A inflamação representa um processo de defesa a qualquer dano tecidual e envolve uma grande variedade de células do sistema imune, bem como os mediadores químicos produzidos por essas células. Esses mediadores estão relacionados com intensa migração de neutrófilos, vasodilatação e aumento de temperatura corporal. Caesalpinia ferrea Mart., conhecida como pau ferro, é utilizada na medicina popular como antitumoral, anti-inflamatória e analgésica, entretanto, poucos estudos com extrato etanólico são citados na literatura. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade anti-inflamatória do extrato etanólico da vagem de C. ferrea (ECC).

METODOLOGIA:

A atividade anti-inflamatória foi avaliada através do ensaio de peritonite induzida por tioglicolato. Foram utilizados camundongos albinos Swiss (Mus musculus), de ambos os sexos, com aproximadamente 60 dias, com peso de 25±5g, oriundos do Biotério do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco. Os animais foram divididos em grupos e mantidos em gaiolas plásticas à temperatura de 22±3ºC, com ciclo claro/escuro de 12h, recebendo ração padrão (Purina) e água ad libitum. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFPE. Os animais do grupo tratado (n=7) receberam ECC (25mg/kg e 12,5mg/kg p.o.) diluído em solução de NaCl 0,9% contendo 10% de etanol. O grupo controle recebeu o veículo. Após 1h os animais foram submetidos à injeção de 0,5mL (i.p.) de solução de tioglicolato (3%). Decorridas 4h após o estímulo inflamatório, os animais foram eutanasiados em câmara de CO2 e imediatamente submetidos à cirurgia para abertura do abdome tendo a cavidade peritoneal lavada com 2mL de solução de NaCl 0,9% com 3µMol/mL de EDTA. Uma alíquota de 20µL de exsudato obtido foi diluído em 380µL de solução de Turk e posteriormente foi realizada a contagem dos leucócitos polimorfonucleares (PMNL) em câmara de Neubauer.

RESULTADOS:

Os extratos etanólicos das vagens de C. ferrea apresentaram um percentual de inibição da migração leucocitária de 70,5% (3,86 ± 0,8x106 cél/cav) e 50,32% (6,51 ± 0,7x106 cél/cav) nas doses de 25mg/kg e 12,5mg/kg, respectivamente. Os dados representam a média do número de células ± desvio padrão. Os resultados foram significativos em relação ao controle com intervalo de confiança de 95%. A análise de variância entre os grupos foi feita pelo teste T pareado.

CONCLUSÃO:

O extrato etanólico da vagem de C. ferrea mostrou atividade anti-inflamatória promissora, direcionando os estudos para avaliação biomonitorada de frações e possivelmente, de produtos isolados.

Instituição de Fomento: PIBIC/UFPE
Palavras-chave: Atividade anti-inflamatória, Caesalpinia ferrea, Peritonite.