61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
     INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO CANAL PRINCIPAL DO RIO TARUMÃ-AÇU.
Soraya Rondon Pirangy 1
Maria do Socorro Rocha da Silva 2
1. ESBAM
2. INPA
INTRODUÇÃO:

A bacia do Tarumã-Açu está localizada na zona oeste do município de Manaus, é formada por uma rede de drenagem de corpos d'água  de diferentes magnitudes, cujas nascentes encontram-se numa importante área de expansão urbana nesta cidade. O principal curso d'água formador dessa bacia é o rio Tarumã-Açu, que é um dos tributários da margem esquerda do rio Negro, situado a montante da cidade de Manaus. A bacia do Tarumã-Açu é uma bacia mista, parte da área localiza-se na área urbana e parte na área rural.  Para conhecer os pontos críticos nesta Bacia foram avaliadas as características físicas, químicas e biológicas da qualidade das águas no canal principal do Tarumã-Açu. Desta forma com os resultados, verificou-se a situação atual da qualidade das águas neste canal, a fim de obter subsídios para alertar a população acerca de possíveis problemas, para que sejam tomadas medidas legais no sentido de coibir os agentes geradores de poluição.

METODOLOGIA:
Para escolha dos pontos de amostragem, foi levada em consideração a facilidade de acesso ao local e a influência antrópica. Foram selecionados seis locais de coleta: P1 (Ramal Pau Rosa), P2 (Montante da Escola Arthur Virgílio), P3 (Escola Arthur Virgílio), P4 (Mercadinho Najatuba), P5 (Hotel Ecotur) e P6 (Hotel amarelinho) e as coletas mensais, no período de setembro de 2006 a novembro de 2007. O material coletado foi submetido a exame bacteriológico (coliformes totais e fecais: Escherichia coli) e determinada as variáveis  (pH, condutividade elétrica, cor, turbidez, oxigênio dissolvido, DBO, DQO, amônia e nitrato). O método utilizado para a determinação do Numero Mais Provável (NMP) de coliformes totais e fecais foi á técnica dos tubos múltiplos (Cetesb) e os demais parâmetros estão descritos no Standard Methods for the Examination of water and Wastewate
RESULTADOS:

Das amostras analisadas do rio Tarumã-Açu (canal principal). Os pontos P1 (Ramal Pau Rosa), P2 (Montante da Escola Arthur Virgílio), P4 (Mercadinho Najatuba), P5 (Hotel Ecotur) e P6 (Hotel Amarelinho), apresentaram valores de coliformes fecais (termotolerantes) menores que 1000 NMP/100 mL, mantendo-se desta forma dentro dos padrões estabelecidos pelo Conama para balneabilidade. No P3 (Escola Arthur Virgilio) os  valores foram  superiores a 1000 NMP/100 mL e classificadas como imprópria, onde se encontrou claramente indícios de contaminação, que pode estar  relacionada às atividades humanas e o uso do igarapé como balneário. Os valores da demanda química do oxigênio encontrados variaram de 27,5 a 75,2 mg/L. Apesar das entradas de substâncias provenientes da atividade humana, a quantidade de matéria orgânica quimicamente oxidável nas águas do canal encontram-se na mesma faixa dos valores observados na região. Dos locais avaliados apenas o P3 (Escola Arthur Virgílio), apresentou baixo valor de oxigênio dissolvido de 2,3 mg/L e neste local existe entradas de esgotos da comunidade. No rio Tarumã-Açu, (canal), somente o P1 (Ramal Pau-Rosa), apresentou um aumento na concentração de nitrato de 1,01 mg/L, e no  P6 (Hotel Amarelinho), o íon amônio foi mais elevado, chegando a 0,41 mg/L.

 

CONCLUSÃO:

Conhecer a situação atual das águas da bacia do rio Tarumã-Açu (canal principal), mais precisamente o que está sendo lançado neste igarapé, irá contribuir para avaliar os possíveis impactos a que venha ocorrer nesta bacia. Este trabalho visa avaliar a qualidade da água de superfície, sob os aspectos físicos, químicos e biológicos. As águas no canal principal do rio Tarumã-Açu, mostraram características de ambiente natural, águas ácidas, oxigenada e pouco mineralizadas.  Quanto a análises biológicas, os coliformes fecais (termotolerantes) no local P3 (Escola Artur Virgilio), mostraram uma quantidade de organismos acima do permitido pelo CONAMA, 357 de 2005, para ambiente desta categoria, o que pode está relacionado ao uso do igarapé como balneário.

 

Palavras-chave: Balneabilidade, Coliformes, Influência.