61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
O Homem e o Mundo, Percepçao Tactil
Maria Ines Nogueira 1
Barbara M.Martins 1
Nair Fiorot 1
Kleber Manjon 1
Giovaldo S.Serafim 1
Roberto Torres Tangoa 1
1. Inatituto de Ciencias Biomédicas
INTRODUÇÃO:

         Dentro de projeto amplo de divulgação e popularização da ciência, sob o título O Homem e o Mundo, que objetiva desenvolver modelos 3D e estratégias de exploração dos sentidos, este visa propiciar a percepção das sensações tácteis evocadas pela exploração de objetos numa caixa semi fechada, em condições normais e sob expectativa de evento agradável ou desagradável. 

METODOLOGIA:

           Para realizar essa experimentação, produziu-se uma caixa  de madeira  com dimensões (33 x 40x 29,5 cm), dividida em dois compartimentos (superior e inferior). A abertura da caixa é bloqueada aos olhos do visitante com tecido, formando uma “cortina”. Suas paredes internas foram revestidas com materiais de diferentes texturas,  e foram inseridos alguns objetos de uso cotidiano. A exploração é sempre efetuada com mediador,  que desafia o visitante a manipular os objetos, a descrevê-los após o toque. A caixa foi utilizada em vários eventos de divulgação e popularização da ciência em espaços públicos.

RESULTADOS:

          Durante essas experiências foi constatado  que os “experimentadores” apreciam bastante a experiência, há um misto de curiosidade, expectativa e vontade de descobrir o que deve haver dentro de uma caixa tão bem fechada aos olhos. Ao tocar nos objetos no interior da caixa  percebem sua habilidade em  reconhecer objetos a partir do tato. Muitos se surpreendem com sua “cegueira tátil”. Alguns  visitantes apresentaram resistência inicial em participar da atividade, sendo característica predominante nos homens adultos. As mulheres apresentam curiosidade e interesse em participar da atividade. Na maioria das vezes apresentam receio, levantam a hipótese de possuir animal no interior da caixa, “Tem um bicho aí dentro?” é uma pergunta freqüente deste público. Pessoas com déficit visual têm excelente porcentagem de acerto. Em geral, é relatada a temperatura diferente dos objetos metálicos, plásticos, madeira. Ponto conceitual instigante foi a constatação da diferença entre temperatura de objetos e a sensibilidade térmica dos mesmos, aferida por termômetro a laser.

CONCLUSÃO:

  Conclusão: Nesta atividade pré-conceitos são dirimidos e é evidenciada a participação de outros sentidos, além da visão e audição, na percepção do mundo bem como se tornou evidente a complexidade e importância da pele como órgão sensorial. A experiência tem sido enriquecedora para estudantes de pós- e de graduação, (bolsistas PRCEU), de pré-iniciação e voluntários participantes da equipe Vivendo Ciência & Arte.Também, aos visitantes evidenciando a eficácia de abordagens interativas e investigativas na divulgação e popularização da ciência em espaços e condições não formais.

Este trabalho é resultado da interacao do grupo Vivendo Arte &Ciencia (ICB-IP/USP) e conta com a colaboracao do Grupo Arte e Ciencia no Parque (IF-USP)

Instituição de Fomento: FAPESP, PRCEU-USP, PRPq-USP, MCT-CNPq
Palavras-chave: Divulgaçao cientifica , percepcao tatil, modelos 3D.