61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
ATIVIDADE FÍSICA AQUÁTICA COM ALUNO COM ATAXIA CEREBELAR DE MACHADO JOSEPH: UM ESTUDO DE CASO
ANA PAULA FACCO MAZZOCATO 1
LUCIANA ERINA PALMA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
INTRODUÇÃO:

Ataxia Cerebelar de Machado Joseph é uma enfermidade neurodegenerativa do sistema nervoso, multi-sistêmica, descrita inicialmente em açorianos, e que não apresenta atualmente tratamento definido. A patologia acomete igualmente homens e mulheres, mas têm-se registros que com mulheres é mais rara. Os primeiros sinais acontecem com idade de início clínico variável, entre a segunda e a sexta décadas de vida. A enfermidade transmitida geneticamente, por herança autossômica dominante. Resulta na manutenção defeituosa da postura; falta de coordenação dos movimentos voluntários (tremor intencional, dismetria terminal, decomposição do movimento). Promoveu-se no “Projeto Educação e Reeducação Motora Aquática” do Programa Piscina Alegre vinculado ao Núcleo de Apoio e Estudas da Educação Física Adaptado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria a participação de um aluno com essa patologia, com o qual se enfatizou atividades físicas de equilíbrio e de postura, possibilitando a compreensão da corporeidade do movimento com significativa diferença.

METODOLOGIA:

Atuou-se neste estudo-prático da realidade através de pesquisa bibliográfica da patologia, escuta e diálogo nas aulas. Como referencial inicial tomou-se uma entrevista com familiares do aluno que nos permitiu nortear a fundamentação teórico-prática, em consonância com os autores teórico-críticos da Educação Física. Com isso, trabalhou-se na perspectiva da preocupação com a percepção da pressão exercida pela água e também com a importância do conhecimento dos pontos de apoio e da sustentação para que fosse possível realizar as atividades físicas. As aulas ocorriam uma vez na semana, com duração de cinqüenta minutos, em um ambiente agradável, com muitos materiais para a estimulação motora do aprendiz. As aulas foram planejadas com muitos exercícios físicos de marcha combinados com várias tarefas de equilíbrio. Foram utilizadas estratégias de ensino como olhar para um ponto fixo, controlar a respiração para que o participante permanecesse focado no trabalho desempenhado durante as aulas.

RESULTADOS:

A patologia em análise acomete o cerebelo no controle dos movimentos. Evidenciou-se nesse trabalho o controle postural envolvendo diretamente a participação de centros inferiores, intermediário e superiores, sendo que a disfunção interfere com todo tipo de atividade, não só motora, mas emocional, perceptiva, cognitiva, social (Fonseca, 1995). Constatou-se com base no depoimento dos familiares e do aluno a manutenção ou aumento da amplitude de movimento das articulações; fortalecimento dos músculos enfraquecidos; aumento na sua tolerância aos exercícios; melhora da circulação; encorajamento para atividades funcionais; manutenção e melhora do equilíbrio e da postura, benefícios também nas funções cárdiorespiratórias e no processo de interação aluno-professor. Verificou-se com as nossas aulas que prevalece uma grande lacuna para compreensão mais efetiva dos mecanismos de controle motor e do processo de aquisição de habilidades motoras dos cidadãos com Ataxia Cerebelar de Machado Joseph.

CONCLUSÃO:

Através desse estudo, concluiu-se que a estimulação promovida pela atividade física aquática de equilíbrio e postura ao aluno iniciou através da perspectiva de reflexão e compreensão da sua cultura corporal, onde ele organizava e relacionava o conhecimento a partir das referencias sensoriais que lhes eram devidamente proporcionadas. Constatamos que a Educação Física exerceu papel imprescindível para um melhor desenvolvimento das potencialidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais do aluno.  

Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
Palavras-chave: Ataxia Cerebelar de Machado Joseph, Atividade Física Aquática, Reeducação Motora Aquática.