61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
O PAPEL DA CÂMARA NECTARÍFERA COMO BARREIRA SELETIVA AOS VISITANTES DE SOPHORA TOMENTOSA E CROTALARIA VITELLINA (LEGUMINOSAE)
Vinícius L. G. Brito 1
Mardiore Pinheiro 1
Marlies Sazima 1
1. Departamento de Biologia Vegetal - IB/UNICAMP
INTRODUÇÃO:

Para as plantas, a atividade legítima dos agentes polinizadores é um recurso de importância crítica em espécies que não são autogâmicas, apomíticas ou capazes de reprodução vegetativa. Assim, diante do risco de visitantes utilizarem os recursos de maneira oportunista, algumas flores possuem características para disponibilizar esses recursos principalmente aos visitantes que atuam como polinizadores. Sophora tomentosa e Crotalaria vitellina são duas leguminosas sincronopátricas, arbustivas, autocompatíveis, mas não autogâmicas e dependem de abelhas para sua reprodução. O objetivo deste trabalho foi verificar quais abelhas apresentam morfologia e comportamento adequados para atuar como polinizadores destas espécies, bem como verificar se a morfologia das flores restringe o acesso ao néctar somente aos polinizadores. Para isto, foi comparado o comprimento do androceu e do gineceu com as dimensões do corpo das abelhas, bem como o comprimento das câmaras nectaríferas com o das glossas das abelhas. Além disso, foi analisado o comportamento das abelhas durante as visitas.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido no Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo de Desenvolvimento Picinguaba (NDP), município de Ubatuba (23o22’ S e 44o48’ W), litoral norte do estado de São Paulo. As abelhas foram coletadas com rede entomológica, durante as visitas às flores, e posteriormente fixadas em frasco mortífero. Após, foram devidamente montadas, etiquetadas e identificadas até nível de espécie ou morfoespécie. As dimensões do corpo destas abelhas e o comprimento de suas glossas (n=1 a 7), assim como as dimensões florais (comprimento do gineceu e androceu e da câmara nectarífera; n=15) foram tomados com auxílio de paquímetro. Foram considerados polinizadores os visitantes cujo tamanho do corpo corresponde ao comprimento das estruturas reprodutivas das flores e que durante as visitas contataram essas estruturas. Ainda, os polinizadores foram definidos através de observações focais e análises de fotografias. Os visitantes florais coletados foram depositados no Museu de Zoologia (ZUEC) e as exsicatas das espécies estudadas depositadas no herbário (UEC), na Universidade Estadual de Campinas.

RESULTADOS:

Sophora tomentosa e C. vitellina possuem flores dispostas em racemos, são amarelas e papilionadas e fornecem néctar como principal recurso. O comprimento do androceu é de 19,4mm e 7,9mm e o do gineceu de 17,5mm e 10,0mm em S. tomentosa e C. vitellina, respectivamente. Nas duas espécies a fusão dos estames até o seu terço superior forma uma câmara nectarífera que mede 3,3mm e 3,2mm de comprimento em S. tomentosa e C. vitellina, respectivamente. Esta estrutura impede o livre acesso ao néctar, que é depositado na base do gineceu. O acesso ao néctar é feito através de um pequeno orifício localizado na base dos estames superiores, mas que é coberto pela unguícula do estandarte.

Dentre os visitantes, espécies de abelhas dos gêneros Bombus, Centris, Megachile e Xylocopa possuem comprimento da glossa acima de 4,0 mm, dimensão apropriada para acessar o néctar; além disso, apresentam comprimento do corpo acima de 8,5 mm, tamanho adequado para contatar as estruturas reprodutivas das flores, concomitantemente à tomada de néctar e atuar como polinizadores. Por outro lado, espécies de Trigona e Augochlora são abelhas que possuem glossa curta (<3,0mm) e corpo pequeno (<6,5mm), tamanhos inadequados para atingir o néctar e para atuar como polinizadores. Espécies de Trigona obtiveram néctar apenas através de visitas ilegítimas furando a base do cálice. Durante a coleta de pólen as espécies de Trigona e também Augochlora sp. raramente contataram o estigma.
CONCLUSÃO:
As dimensões florais e do corpo dos visitantes são importantes características para indicar potenciais polinizadores, fato que ficou evidente na comparação das dimensões das flores de S. tomentosa e C. vitellina e de seus polinizadores. Ainda, as dimensões das câmaras nectaríferas de ambas as espécies funcionam como barreira seletiva às espécies de abelhas com glossa curta. Além disso, estas abelhas também possuem tamanho do corpo inadequado para atuar como polinizadores. Desta forma, S. tomentosa e C. vitellina asseguram maior oferta de néctar aos polinizadores, o que consequentemente favorece maior sucesso reprodutivo.
Instituição de Fomento: CNPq/PIBIC; BIOTA/FAPESP, Projeto Temático Gradiente Funcional (03/12595-7)
Palavras-chave: Sophora tomentosa, Crotalaria vitellina, câmara nectarífera.