61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 3. Psicologia Clínica
DEPRESSÃO EM HOMENS: UM ESTUDO TRANSCULTURAL NO BRASIL, CHILE E ESTADOS UNIDOS.
sarah fichera 1
virginia moreira 1
1. Universidade de Fortaleza / UNIFOR
INTRODUÇÃO:
O presente estudo de Iniciação Científica teve como ponto de partida a pesquisa fenomenológica transcultural sobre a experiência vivida da depressão, realizada no Brasil, no Chile e nos Estados Unidos no período de 2001 a 2004 (VRPPG 02130 - UNIFOR). Naquela pesquisa foram analisadas entrevistas tanto de mulheres (n = 47) como de homens (n = 25). O numero de entrevistas com mulheres foi quase duas vezes maior que o de entrevistas com homens, pela maior facilidade de encontrar mulheres disponíveis para participar como sujeitos colaboradores, corroborando com a literatura referente a estudos epidemiológicos que apontam que a depressão é quase duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens.
METODOLOGIA:
Neste estudo, foram re-analisadas, fenomenologicamente, 18 entrevistas de homens (n = 3 em Fortaleza, n = 5 em Santiago, e n = 10 em Boston) com o objetivo de aprofundar qualitativamente a compreensão da temática gênero em sua relação com a depressão, enquanto experiência de lebenswelt (mundo vivido).
RESULTADOS:
Os resultados não apontam para um fator único que permeie a relação entre gênero e depressão nos três países, já que vários contornos como história, educação, economia, cultura, ideologia, gênero, também influenciam no modo de viver a depressão em cada entrevistado.
CONCLUSÃO:

Contudo, questões ideológicas e culturais particulares de cada país puderam ser percebidas, tais como: o Dinheiro no Brasil, referindo-se ao poder e estereotipo forte que a cultura nordestina exige; a Ditadura no Chile, marcada por suas torturas, massacres e “fugas”; e o Social Security nos EUA como garantia de uma segurança financeira.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / CNPq
Palavras-chave: Depressão, Gênero, Lebenswelt (mundo vivido).