61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
METAIS CD, PB E ZN POTENCIALMENTE BIODISPONÍVEIS EM ORGÂNISMOS MACROBENTÔNICOS
Heliana Rosely Neves Oliveira 1
Takako Matsumura-Tundisi 1
1. Instituto Internacional de Ecologia e Gestão Ambiental - IIEGA
INTRODUÇÃO:

O termo bioacumulação é utilizado para descrever a assimilação de agentes químicos presentes em um determinado ambiente através de qualquer via (dérmica, respiratória ou digestiva), e também a partir de qualquer fonte de compartimento aquático na qual o agente esteja presente, seja na forma dissolvida, associado ao material sedimentar ou a outros organismos. No meio aquático, organismos macrobentônicos são grupos representados por uma alta diversidade de gêneros e espécies e são muito abundantes em distintos tipos de ambientes, sendo muitas vezes os únicos representantes em ambientes contaminados. Sabe-se que elevadas concentrações de metais pode causar a morte de algumas espécies de insetos aquáticos, ou ainda traços de metais podem alterar a flutuação temporal destes insetos. Neste sentido, outras iniciativas enfocam a comunidade de organismos macrobentônicos como medidoras de traços de metais nos sedimentos aquáticos e concentrações de metais pesados nos próprios organismos. O objetivo deste estudo convergiu para análises de determinação de concentrações dos metais Cádmio (Cd), Chumbo (Pb) e Zinco (Zn) no sedimento aquático e bioacumulação destes metais em organismos macrobentônicos.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado em nove córregos no Rio São Francisco (Trecho entre a Represa de Três Marias até a confluência do rio Abaeté, MG) entre setembro 2007\2008. Os ambientes escolhidos para a realização deste estudo foram alvos de um prévio reconhecimento de campanhas de monitoramento limnológico onde foi detectada a presença de metais a níveis impactantes. O procedimento analítico do sedimento envolveu secagem a temperatura de 400 C e posteriormente, os metais foram analisados por espectrofotometria de absorção atômica seguindo os métodos descritos no Standart Methods. Para as análises de metais potencialmente biodisponíveis nos organismos macrobentônicos foram utilizadas 1g de peso seco de organismos (peso mínimo necessário para análises). Os indivíduos selecionados foram secos em liofilizador, colocados em erlenmeyer de 100 mL, diluídos em 5.0 mL de HNO3 e mantidos sob digestão em placa de aquecimento a 900 C. Seguido, as amostras foram filtradas em papel de filtro Whatman 1 e colocadas em Beccker de 50 mL. Todo o conteúdo do Becker foi transferido para um balão volumétrico d 50 mL, cujo volume máximo foi completado com água deionizada. Os extratos obtidos foram analisados em espectrometria de absorção atômica.

RESULTADOS:

Analisando os dados obtidos na determinação da bioacumulação dos metais, cujos resultados correspondem à média aritmética das análises em triplicata ± desvio padrão e que nos fornecem uma visão inicial dos níveis de metais nos organismos macrobentônicos estudados. A determinação da bioacumulação nos organismos macrobentônicos mostrou resultados positivos em Macrobrachium yeski (Crustácea), Limnodrillus hoffmeisteri (Oligochaeta), Chironomus sp. (Diptera), Telebasis sp. (Odonata), Phyllocycla sp. (Odonata) e Pomaceae sp. (Mollusca). Baixas concentrações de Cádmio foram observadas em todos os organismos avaliados (0.87 à 5.82 mg\kg), refletindo de um modo geral, as baixas concentrações deste metal no sedimento. O metal Chumbo (Pb) esteve bioacumulado em concentrações maiores de 30 mg\Kg, porém, em Phyllocycla sp. (Odonata) foi bioacumulado 103.93 mg\kg de Chumbo.O metal Zinco (Zn) obteve menor bioacumulação 16.83 mg\kg em Macrobrachium yeski e maior bioacumulação em Telebasis sp. (200.4 mg\kg) e Phyllocycla sp.(199.06 mg\kg). Os valores das concentrações de metais observados em larvas de Chironomus sp. organismos coletores não foram mais elevados se comparados com as ninfas de Odonata (predadoras). Neste estudo, tanto organismos coletores (Chironomus sp. e Limnodrillus hoffmeisteri) quanto organismos predadores como Phyllocycla sp. e Telebasis sp. bioacumularam os metais similarmente entre si. Pomaceae sp. um organismo filtrador, mostrou maior concentração de Pb e Zn em relação ao sedimento.

CONCLUSÃO:
Todos os metais analisados (Cd, Pb e Zn) foram detectados nos macroinvertebrados bentônicos. Apesar de não existir uma relação direta entre a concentração de metais no sedimento com a concentração observada na fauna, em geral, as concentrações de metais foram iguais ou mais elevadas na fauna estudada.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: metais, bioacumulação, organismos macrobentônicos.