61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
Malária: de onde vem ? Para onde vai ? - Uma análise sobre a reprodução social da doença e a efetivação de seu controle
Mircia Betânia Costa e Silva 1
Lia Giraldo da Silva Augusto 1
Leandro Luiz Giatti 2
1. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães /CPqAM/FIOCRUZ
2. Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane /CPqLMD/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

Historicamente, a malária incide, principalmente, em populações sob condições precárias de vida, em situações de ocupação desordenada de terras, na exploração manual de minérios e na intensa aglomeração na periferia das cidades amazônicas. Assim, as “paisagens da malária“ trazem à discussão, como fatores críticos para a transmissão e controle desta endemia: a geografia da região, a mobilidade da população, a imunidade de grupos específicos, a percepção de risco, o controle de vetores e a dinâmica do processo de adoecimento. Manaus é hoje uma “cidade regional” dominante da Amazônia. A explosão industrial, sob forte pressão por desenvolvimento, transforma rapidamente a cidade e agrava diversos problemas de saúde, dentre eles, a malária.

METODOLOGIA:
O trabalho que ora se apresenta, integra um estudo de caso, pautado na investigação avaliativa do programa de controle da malária e na proposição de novo modelo através de metodologia participativa para sua efetivação em Manaus/AM. Propõe-se a uma caracterização histórica da doença, utilizando os elementos de reprodução social como categoria de análise, e ainda, a aplicação do Modelo Força Motriz-Pressão-Estado-Exposição-Efeito-Ação (FPEEEA), concebido pela Organização Mundial de Saúde, para caracterizar as situações de risco sócio-ambientais relacionados com a transmissão da malária, bem como as dificuldades de implementação do programa, na área urbana de Manaus/AM com maior incidência histórica da doença. Foram analisados documentos da gestão pública, banco de dados do IBGE e do SUS, além de trabalhos científicos sobre a região. Este estudo tratou as diversas dimensões da reprodução social no contexto da malária urbana e sua operacionalização mediante uma matriz de dados, conforme Modelo FPEEEA da OMS.
RESULTADOS:
A análise destacou os principais elementos do micro-contexto (indivíduo-domicílio-peridomicílio) e também do macro-contexto (comunidade-bairro-cidade) de reprodução da malária. Além disso, levantou as principais forças motrizes existentes no espaço social de Manaus, desenvolvendo-se em diversas pressões, as quais vêm transformar o ambiente e a saúde humana. Daí decorrem diferentes situações de exposição a riscos que culminam com a malária e seu agravamento (efeito à saúde). A partir destes resultados, pôde-se, ainda, caracterizar as principais ações viáveis e necessárias bem como os produtos e serviços imprescindíveis ao controle efetivo da malária.
CONCLUSÃO:
O crescimento do Pólo Industrial de Manaus, sem o acompanhamento de políticas públicas sociais é um dos mais fortes condicionantes da disseminação da malária, na área de estudo, visto que gera pressões em vários sentidos, recaindo em graves efeitos tanto sobre o homem como em relação ao ambiente. Dentre as ações elencadas para resolver os problemas gerados nesse processo de reprodução social da doença, mantém-se imprescindível o controle social da política e programa implementados, partindo do planejamento de ações, passando por sua execução e culminando com a avaliação participativa. Neste sentido, a promoção da saúde, concretizada por meio da integração ecossistêmica de atores sociais é um caminho possível.
Palavras-chave: malária, reprodução social, avaliação em saúde.