61ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada |
CONFIGURAÇÃO DE ABORDAGEM E PROCEDIMENTOS DE APRENDER LÍNGUA DE UMA TURMA DE ALUNOS ESTRANGEIROS UNIVERSITÁRIOS DE PLE. |
Suiane Bezerra da Silva 1 José Carlos Paes de Almeida Filho 1 |
1. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto de IC teve como propósito analisar dados levantados a respeito das práticas espontâneas de estudo de alunos estrangeiros de português como segunda (ou terceira) língua matriculados num programa específico da UnB. A primeira análise partiu das estratégias utilizadas por esses alunos para aprender o português. Em seguida, buscou-se identificar qual a abordagem de aprender essa língua-alvo dos aprendizes, consciente ou sub-consciente. As abordagens estruturalista e comunicacional formam na literatura dois pólos de forma a constituir um contínuo no qual os aprendizes foram inseridos. A pesquisa procura dar uma continuidade a um projeto maior (Projeto Formar, cf. www.pgla.unb.br) ,ar, cf. onal formarque busca também analisar procedimentos de ensino-aprendizagem de língua a partir de pressupostos e procedimentos discutidos |
METODOLOGIA: |
A pesquisa iniciou-se pela leitura e fichamento de algumas fontes bibliográficas com o objetivo de embasar a pesquisa em fundamentos teóricos adequados. Em seguida, observações de aula foram feitas com o intuito da coleta dos registros. Feito isso, um questionário foi aplicado aos aprendizes contendo indagações como idade, grau de escolaridade, motivação para aprender o português e, como ponto crucial da pesquisa, o que faziam para desenvolver o seu português quando não estavam |
RESULTADOS: |
Ao final desse esforço de pesquisa obteve-se um perfil detalhado da cultura de aprender de cada participante. Identificou-se também se os seus procedimentos de estudo condiziam com a abordagem que eles declaravam possuir, ou mesmo, com a abordagem empreendida pelo professor na sala de aula. Crenças foram reveladas a respeito da concepção de como é aprender uma nova língua como o Português. Uma visão “de aprender a aprender” com repercussão para o trabalho do professor além da língua em si foi despertada no pesquisador como desdobramento da realização desta pesquisa. |
CONCLUSÃO: |
Através deste estudo sobreveio a consciência de que a observação do processo real constitui-se como de muito proveito para o estudo de língua(s) |
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
Palavras-chave: estratégias de aprendizagem, abordagens de ensino, português como segunda língua. |