61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
PESQUISA-AÇÃO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE TABATINGA-AM
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare 1
Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves 2
Itaciara Prestes da Silva 2
1. Universidade de São Paulo
2. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O trabalho ora apresentado tem como objetivo abordar a experiência vivenciada no projeto de pesquisa-ação intitulado “Estudo-diagnóstico sobre o modo de organização da produção pesqueira para a implantação de empreendimentos solidários nas comunidades ribeirinhas nos municípios de Coari e Tabatinga – Amazonas”, desenvolvido pelo Grupo de pesquisa interdisciplinar de Estudo Sócio-Ambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Apropriadas na Amazônia - Grupo Inter-Ação, vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa-ação foi desenvolvida nas comunidades ribeirinhas de Terezina I, Terezina IV e Tauarú, no município de Tabatinga, no período de Novembro/2005 a Março/2006. Nesta experiência realizou-se ações sócio-educativas, dinâmicas comunitárias e levantamento sócio-econômico, para formar um diagnóstico local e banco de dados contendo informações e características do modo de vida dos ribeirinhos, que servissem para o estímulo à criação de empreendimentos solidários, potencialização das iniciativas comunitárias locais e melhoria das condições de vida de seus agentes sociais.
METODOLOGIA:
A experiência utilizou-se da metodologia Interação, que se configura numa modalidade particular de pesquisa-ação. Esta propõe a geração do conhecimento e o enfretamento de problemáticas sócio-ambientais por meio da interação entre os pesquisadores e os agentes sociais envolvidos, aliando o saber técnico-científico ao saber tradicional e possibilitando o acesso a bens e serviços sociais. Essa articulação permite a valorização das habilidades e conhecimentos dos agentes sociais na definição, gestão e execução de um plano de ação participativo, numa relação de horizontalidade. A elaboração e gestão deste plano compreenderam o estudos contínuos para conhecimento da realidade local e a permanente avaliação e rearticulação das ações implementadas. Os procedimentos técnico-operacionais, utilizados foram: pesquisa bibliográfica; visitas institucionais; elaboração de material didático e instrumentais de pesquisa-ação; levantamento de demandas e potencialidades por meio de técnicas de abordagem grupal; atividades de arte/cultura com criança e adolescente; atividades de instrumentalização/capacitação técnica de lideranças e comunitários; alimentação de banco de dados e elaboração do relatório final.
RESULTADOS:
Dentre os resultados obtidos no estudo, destacam-se: a) o baixo índice de escolaridade e alto índice de analfabetismo funcional, devido à falta de oferta de escola de ensino médio nas áreas rurais do município e logística inapropriada para a realidade amazônica; b) precariedade e/ou ausência de bens e serviços sociais, com especial destaque para a área da saúde, em que existem condições inapropriadas de acesso aos remédios, hospitais e profissionais da saúde; c) existência de diferentes modos de organização do trabalho, envolvendo atividades coletivas e aquelas intra-familiares, que se diferenciam de acordo com o número de habitantes em cada comunidade, história da fundação de cada uma das localidades, estilo de liderança local e influência religiosa sobre os hábitos cotidianos; d) traços identitários diferenciando pescadores, agricultores e indígenas, ligados às lutas por bens e serviços sociais; e) organização de entidades políticas formalmente organizadas e ligadas ao município como maneira de alcançar benefícios às comunidades.
CONCLUSÃO:
Experiências como estas demonstram que a adoção de ações para a sustentabilidade e o desenvolvimento local devem contemplar a organização social particular da população amazônica, tanto no que se refere às características culturais quanto às demandas por bens e serviços sociais expressos por lutas políticas de melhoria das condições de vida local. Isso é possível com o estabelecimento de um espaço democrático, em que se constroem novos conhecimentos e tecnologias sociais pela junção de saberes populares com os técnico-científicos, resultando em processos de discussão acerca das questões sócio-ambientais, práticas sustentáveis do desenvolvimento comunitário e elaboração de alternativas de enfretamento das problemáticas locais. Com isso, valoriza-se a cultura tradicional e o modo de vida ribeirinha, amplia-se as vias de análise e reflexão comunitária e se suscita um salto qualitativo na organização sócio-política dos envolvidos. Observou-se, a partir do trabalho realizado, avanços dos agentes sociais envolvidos na organização, mobilização e luta em defesa de seus direitos e interesses. Além disso, a construção desse processo envolve a prática interdisciplinar de pesquisa, articulando-se competências técnico-científica de acadêmicos e profissionais de diferentes formações.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Pesquisa-Ação, Sustentabilidade, População Ribeirinha.