61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
PRIMEIRO REGISTRO DE Lutzomyia (Trichopygomyia) conviti (DIPTERA: Psychodidae, Phlebotominae) NO BRASIL, COLETADO EM SAO GABRIEL DA CACHOEIRA, ESTADO DO AMAZONAS.
Francimeire Gomes Pinheiro 1
Rui Alves de Freitas 1
Liliane Coelho da Rocha 1
Antonia Maria Ramos Franco 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia/INPA
INTRODUÇÃO:
Dos gêneros de flebotomíneos do Novo Mundo, Lutzomyia França 1924 é o de maior número de espécies e de ampla distribuição geográfica, com representantes desde os Estados Unidos até o Norte da Argentina. Em todo o mundo são conhecidas, aproximadamente, 800 espécies de flebotomíneos, sendo 60% na região Neotropical. Das mais de 500 espécies conhecidas de flebotomíneos nas Américas, pouco mais de 400 pertencem ao gênero Lutzomyia, o qual é formado por 15 subgêneros, 11 grupos de espécies e duas espécies com descrição deficiente. No Brasil, tem-se conhecimento, até o momento, de 229 espécies, representando 28,6% do total e 47,7% das que ocorrem na região Neotropical. Da maioria de espécies de flebotomíneos registrada em nosso território, cerca de aproximadamente 52% já foram registradas na Amazônia. A Lutzomyia (Trichopygomyia) conviti Ramírez Pérez, Martins & Ramírez 1976 tem sua distribuição conhecida para a Venezuela e Colômbia. No Brasil está espécie ainda não havia sido identificada. Embora não esteja relacionada à transmissão de leishmanioses no Brasil o presente trabalho tem por objetivo acrescentar a espécie L. conviti à fauna flebotomínica do estado do Amazonas, como sendo também o primeiro relato no Brasil.

 

METODOLOGIA:
A cidade de São Gabriel da Cachoeira, situada no noroeste do estado do Amazonas, caracteriza-se por ser uma das cidades brasileiras com maior proporção de indígenas. Está localizada em uma região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, limita-se ao Norte com a República da Colômbia e a Venezuela; ao Sul com Santa Isabel do Rio Negro e Japurá; ao Leste com Santa Isabel do Rio Negro e a Oeste com a República da Colômbia. Durante os anos de 2007 e 2008 foram realizados experimentos neste município do  Amazonas, para investigar a fauna de flebotomíneos e a infecção natural para protozoários do gênero Leishmania.. Os espécimes foram capturados no Km 15 da BR 307 que liga São Gabriel à Cucui (00° 04’196 S e 067° 00’ 091 W), utilizando armadilhas luminosas (CDC “miniature” – Center of Disease Control,  Hausherr Machine Works, New Jersey,  EUA), colocadas no período noturno em área de vegetação primária em floresta de terra firme. Os insetos capturados foram levados ao la­boratório onde os flebotomíneos passaram por processo de triagem, sendo então montados em lâminas, segundo Barreto & Coutinho (1940) e identificados segundo critérios taxonômicos propostos por Young e Duncan (1994).

 

RESULTADOS:

Um total de 124 indivíduos foram capturados nos meses de julho, agosto e outubro de 2007 e julho de 2008 em estrada de terra batida, com domicílios num raio de 2 km, local este com casos de leishmaniose tegumentar humana. Do total de L. conviti capturadas, 118 (♀52 e ♂66) foram nos meses de 2007 e o restante 24 (♀02 e ♂04) no ano de 2008. Os espécimes foram depositados na coleção de Invertebrados para Phlebotominae do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus, Amazonas, Brasil. Das 229 espécies do gênero Lutzomyia já registradas no Brasil e entre as 44 identificadas no município de São Gabriel da Cachoeira, Lutzomyia conviti Ramírez Pérez, Martins & Ramírez 1976, foi registrada pela primeira vez nesta região e no Brasil, aumentando a diversidade da fauna de flebotomíneos.

CONCLUSÃO:

A espécie Lutzomyia (Trichopygomyia) conviti foi descrita pela primeira vez por Ramirez Pérez, Martins e Ramirez em 1976 na Venezuela e Colômbia. Os autores relatam a ocorrência desta espécie no Estado de Meta na Colômbia e no Território Nacional Amazonas na Venezuela. Holotipos e alótipos de L. conviti foram coletados em tocas a 100m a s.l. Ocamo, Atabapo, Território Federal Amazonas na Venezuela pelos autores. Esta espécie tem sido encontrada na bacia amazônica em áreas de planície associada com tocas de animais. L. conviti tem sido encontrada freqüentemente em estudos da fauna flebotomínica em países vizinhos e o registro da espécie no estado do Amazonas foi tardio, possivelmente pelos poucos estudos realizados nesta área fronteira do Brasil (município de São Gabriel da Cachoeira). Esses registros de ocorrência aumentam a área de distribuição dessas espécies, além de ser o primeiro registro de ocorrência da espécie para o país.

Instituição de Fomento: FINEP/INPA e Projeto Universal do CNPq
Palavras-chave: Lutzomyia conviti, primeiro registro, Sao Gabriel da Cachoeira.