61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Ceane Andrade Simões 1
Aderli Vasconcelos Simões 1, 2
1. Secretaria Municipal de Educação
2. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se propõe a apontar, com base em um estudo realizado junto aos alunos da rede pública municipal de ensino acerca do imaginário sobre a Ciência e a Tecnologia, aspectos que explicitem a necessária articulação entre o desenvolvimento da Educação Científica no Ensino Fundamental e o campo da Ecologia no contexto amazônico, indicando a importância, via processo educativo, da constituição de uma mentalidade que considere as demandas sócio-ambientais desta região, aliadas à compreensão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente de maneira articulada. No nível de Ensino Fundamental, a articulação em torno destas áreas deve ser alvo de discussão entre os educadores no sentido de melhor compreendê-la e de influenciar na elaboração de práticas curriculares que criem condições para promovê-los em respeito às demandas sócio-ambientais de nossa região.
METODOLOGIA:
A partir de um estudo realizado no período de 2006 a 2008 com 527 alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Manaus sobre as concepções que estes sujeitos possuem acerca da Ciência e da Tecnologia, em que empregamos como dispositivo teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, realizamos uma análise apontando, a partir das discussões geradas pelos resultados da pesquisa, a importância da articulação entre a Educação Científica e os conceitos da área da Ecologia no campo do ensino que impliquem no desenvolvimento de posturas entre os alunos do Ensino Fundamental de modo a considerar as demandas sócio-ambientais da região Amazônica, aliadas à compreensão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente de maneira articulada.
RESULTADOS:
As análises nos apontam que a aproximação entre os conhecimentos da Ecologia e os conhecimentos escolares na base do processo formal de educação supõe a recontextualização desta área do saber no processo educativo, revestindo de caráter ético a formação de cidadãos para que tenham reais possibilidades de fazer uma adequada leitura de mundo e ampliar a sua participação nos processos sociais e políticos, na valorização da vida em todas as suas manifestações e na realização de escolhas responsáveis do ponto de vista individual e coletivo; local e global. Sem dúvida, a compreensão da realidade local e global se apresenta como um grande desafio no contexto escolar. Isso pressupõe o desenvolvimento de novas formas de atuar pedagogicamente no sentido de favorecer experiências de ensino e aprendizagem significativas e de contribuir para o surgimento de posturas críticas em relação à vida em sociedade.
CONCLUSÃO:
Sem a pretenção de aprofundar o debate sobre o enfoque da Educação Científica e suas articulações coma a Ecologia, apresentamos uma breve discussão que visa a contribuir com novas perspectivas curriculares, especialmente, no campo do Ensino de Ciências. Sem dúvida, é preciso que pensemos em novas possibilidades de construir sentido para esta área no contexto amazônico. Se pensarmos sobre os grandes desafios que se impõem à esta região, especialmente no que se refere à melhoria das condições de vida de suas populações, apostamos numa educação científica para o desenvolvimento sustentável, atribuindo um importante papel para escola na formação crítica dos jovens cidadãos. Porém, se coloca como condição necessária um conjunto de mudanças, especialmente epistemológicas que impliquem na formação de professores, contextualizada às nossas demandas sócio-ambientais. A articulação necessária entre Educação Científica e o estudo da Ecologia entre alunos desde o Ensino Fundamental poderá representar um salto qualitativo na Educação Formal neste nível de ensino. Acreditamos que esta nova visão terá impacto significativo sobre a compreensão e respeito ao meio em que vivemos, daí o conhecimento da Ecologia da Amazônia ter papel central na formação dos jovens amazônidas e na busca de enfrentamento dos problemas que nos afligem.
Instituição de Fomento: Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Educação Científica, Ecologia, Ensino Fundamental.