61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
A Escolha da Profissão – estudo com pré-universitários de escolas do Centro histórico de Belém do Pará.
Alegria Evelin Soria 1
Justo Baía Evelin Soria 2
Heliana Baía Evelin 3
1. Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ / Faculdade de Pedagogia
2. Universidade Paulista - UNIP / Faculdade de Letras
3. Universidade Federal do Pará - UFPA / Faculdade de Serviço Social
INTRODUÇÃO:

Maria Vitoria Benevides em seus escritos sobre educação e Democracia cita Montesquieu, que considerava ser impossível uma república sem educação republicana e uma educação igualitária em um regime que não seja igualitário. A autora faz referência à importância da responsabilidade pública na escolha da profissão. Em 2006 o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação, informava a má distribuição de estudantes entre os cursos oferecidos no Brasil. A pesquisa intencionou saber se a proximidade com um ambiente onde programações culturais são oferecidas com freqüência nos espaços dos museus, praças, igrejas e teatros, favorece escolhas de profissões relacionadas com as Artes, Turismo, Lazer, Museologia e História. Deste modo, traça o perfil de estudantes pré-universitários, matriculados em uma escola privada e em uma escola pública situadas no bairro Cidade Velha,  centro histórico de Belém do Pará, que  abriga os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, igrejas e outras construções reconhecidas mundialmente pela beleza arquitetônica. Nos seus arredores encontram-se bairros como Campinas, Comércio e Batista Campos, que formam com a Cidade Velha o conjunto com o maior e mais expressivo número de equipamentos culturais da cidade.

 

METODOLOGIA:

Foram aplicados 21 questionários, em dois grupos, sendo 11 em uma escola pública (G1) e 10 em escola privada (G2). Os questionários foram estruturados e padronizados com perguntas fechadas,  abertas simples,  filtro e  idéia de intensidade para identificar os pré-universitários que detinham maior número de informações sobre as carreiras oferecidas nas instituições do Brasil; Freqüência em atividades de arte e lazer; Participação em atividades artísticas na escola durante os níveis fundamental e médio; Escolha da profissão.

 

RESULTADOS:

Nos dois grupos: A maioria nasceu em Belém  no ano de 1992; é do sexo feminino; predominam  pardos e morenos;  têm o hábito de leitura (no G1 livros, revistas, jornais, gibis e blogs e no G2  livros, jornais e revistas); todos costumam ouvir música; a maioria não vai ao teatro; nenhum escolheria cursar Dança,Teatro, Artes Plásticas ou Música e a maioria justifica por não ter tempo, falta de talento, por não ser rentável e não haver um plano de carreira nas áreas. No  G1: Dois ocupam-se com outras atividades além dos estudos;  há alunos que dizem não ir ao cinema; a maioria participou poucas vezes de atividades artísticas na escola; apenas um não informou a religião, os demais a maioria é católica, havendo registro de protestantes; sete residem próximo à Cidade Velha, no bairro do Jurunas, com precária infra-estrutura de saúde, educação e segurança pública; 2 têm domínio do idioma Espanhol e  3  do Inglês; pais com escolaridade entre o fundamental completo e o médio completo; renda familiar variando de menos de 415,00 a 3.000,00 reais; a média de profissões citadas individualmente foi 4; o conjunto de profissões citadas foi 27. Profissões mais escolhidas para cursar: Medicina, Enfermagem, Direito e Engenharia. Profissões que não gostariam de cursar: Medicina, Licenciaturas (Geografia, Matemática, Letras, Dança, Artes Plásticas), Direito, Turismo; No G2: Todos têm como única ocupação os estudos, são católicos, têm domínio de uma língua estrangeira (8  Espanhol e  2 Inglês); a maioria vai, com freqüência, ao cinema, vem de vários bairros da cidade, participou muitas vezes  de atividades artísticas na escola; pais com escolaridade entre o médio completo e o superior completo, incluindo um mestre e um pós-doutor; renda familiar varia de menos de 415,00 a mais de 5.000,00 reais, indicando que dentre os respondentes pode haver alunos bolsistas. Todos citaram individualmente 10 profissões de nível superior. O  conjunto de profissões citadas foi 45. Profissões mais escolhidas para cursar: Licenciatura em Química, Direito e Engenharias (Civil, Florestal, Ambiental). Profissões que não gostariam de cursar:  Medicina, Fisioterapia, Licenciaturas (História, Letras), Engenharias (Civil, Química).

CONCLUSÃO:

O sistema brasileiro necessita de um espaço para a educação do cidadão de acordo com princípios democráticos e justos. A escolha da profissão situa-se como uma questão que precisa ser discutida com os alunos em formação, pois deve atender aos deveres relacionados à responsabilidade com a construção do país além de responder às expectativas pessoais. A pesquisa indica que, mesmo em escolas situadas em bairros, como a Cidade Velha, onde há forte presença de espaços artísticos, de lazer e turismo, os alunos não estão motivados para escolherem profissões relacionadas às Artes, ao Lazer, ao Turismo, à Museologia e História. Os alunos da escola privada têm mais informações e registram muita participação em atividades artísticas durante o ensino fundamental e médio ao contrário dos alunos da escola pública que, individualmente, não conseguiram relacionar 10 profissões e registram pouca participação em atividades artísticas no decorrer do ensino fundamental e médio. Contudo, um aspecto comum em ambos os grupos é a escolha de profissões consideradas mais rentáveis, embora o G2 já faça escolhas que atendem às necessidades emergentes no mundo atual e, particularmente na Amazônia como Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, esta última importante em termos de preservação do patrimônio histórico. È provável também que as escolhas do G1 estejam mais relacionadas à realidade do bairro Jurunas, onde a maioria reside.

 

Palavras-chave: escolha da profissão; , nível de informação; , formação cidadã..