61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS NO MUNICÍPIO DE ITAARA- RS: O CASO DO SÍTIO DE GUADALUPE
Gisele Gomez de Oliveira 1
Anna Paula L. Zimmermann 1
Calinca Barão de Ávila 1
Hugo A. G. Vela 2
Solon J. Longhi 3
1. Graduandas - UFSM
2. Prof. Dr. do Departamento de Extensão Rural CCR/UFSM - Orientador
3. Prof. Dr. do Departamento de Ciências Florestais CCR/UFSM
INTRODUÇÃO:

As plantas arbóreas e arbustivas são imprescindíveis à vida do planeta e têm servido ao homem de muitas formas, Não só contribuem para a formação da Biosfera, como permitem a cultura a jardinagem e o paisagismo, práticas tão recomendadas à cultura física e mental. Apesar do grande número de espécies, aproveita-se pouco do potencial florístico regional.

 Os levantamentos florísticos mostram a situação da cobertura florestal de uma determinada região e, portanto, são instrumentos para planejamento, controle e fiscalização, análise de projetos de licenciamento, educação ambiental e pesquisa científica, tanto para o poder público como para toda população envolvida.

Nesse contexto, essa pesquisa tem por finalidade identificar e classificar as espécies arbóreas e arbustivas encontradas no município de Itaara – RS, mais precisamente no Sítio Guadalupe, onde posteriormente será realizado o inventário florestal do município.

METODOLOGIA:

Durante o mês de setembro de 2008 realizaram-se as visitas a campo com intuito de identificar as espécies arbóreas e arbustivas presentes no Sítio de Guadalupe. A equipe percorreu a área interna do sítio e duas áreas anexas a ele. Para o reconhecimento das espécies, um morador orientou e auxiliou a equipe na identificação das espécies. Aquelas que não puderam ser identificadas foram encaminhadas para o Herbário Florestal da UFSM, para que pudesse ser feita a devida identificação das mesmas, como base para estudo posterior em todo o município.

RESULTADOS:

Percorrida a área que compreende o sítio, foram identificadas 31 espécies distintas, sendo que cinco são de porte arbustivo e vinte e seis apresentaram características arbóreas.  A maioria das espécies encontradas no levantamento é nativa da região. Todavia, foram encontrados alguns exemplares de espécies exóticas como, por exemplo, Pinus taeda.  As famílias mais evidentes no local foram Asteraceae e Myrtaceae, ambas com seis indivíduos cada.

CONCLUSÃO:

            A presença de Pinus sp., mostra uma ação antrópica na região. Outro fato a considerar é a ausência de Araucaria angustifolia no Sítio, visto que a região oferece as devidas condições para crescimento e desenvolvimento desta espécie, associada com espécies regionais.  Deve-se dar ênfase aos levantamentos florísticos da região, pois as espécies ali encontradas apresentam potenciais distintos de aproveitamento sustentável: Paisagismo madeireiro, etc, sendo um fator relevante para novas pesquisas.

Palavras-chave: Levantamento florístico, Paisagismo, Itaara-RS.