61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
INTERDISCIPLINARIDADE, PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CRIATIVIDADE EM LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA SEDUC-AM |
Dayson Jardim-Lima 1 |
1. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO |
INTRODUÇÃO: |
Os Laboratórios de Ciências são espaços privilegiados de educação científica dentro da escola. O objetivo do presente projeto é quantificar a produção de materiais didáticos em Laboratórios de Ciências, resultante das atividades teórico-práticas de professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Estaduais do Estado do Amazonas. A infra-estrutura padrão de um Laboratório de Ciências da SEDUC inclui: duas bancadas centrais de alvenaria, dois lavatórios inox, aproximadamente 12 tomadas 2P+T instaladas nas bancadas e um kit de equipamentos para os Componentes Curriculares de Ciências, Biologia, Física e Química, com cerca de 200 itens. Apoiados por esta estrutura, os Laboratórios de Ciências são considerados espaços físicos diferenciados na escola, onde os docentes dos componentes curriculares citados têm a oportunidade de contextualizar o conteúdo presente no livro didático com a realidade sócio-ambiental dos alunos. |
METODOLOGIA: |
A presente pesquisa foi realizada a partir da visitação “in loco” de escolas estaduais do Amazonas, no período de |
RESULTADOS: |
A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino implantou, no período de |
CONCLUSÃO: |
As visitas técnicas realizadas nos Laboratórios de Ciências implantados pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino mostraram a importância destes no apoio à atividade docente e na realização de atividades práticas com seus alunos. Verificamos que os professores de Ciências/Química e Ciências/Biologia, respectivamente, foram os que mais produziram materiais didáticos, tornando suas aulas mais convidativas ao alunos e, assim, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem. |
Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA, CIÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE. |