61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
INTERDISCIPLINARIDADE, PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E CRIATIVIDADE EM LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA SEDUC-AM
Dayson Jardim-Lima 1
1. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO
INTRODUÇÃO:

Os Laboratórios de Ciências são espaços privilegiados de educação científica dentro da escola. O objetivo do presente projeto é quantificar a produção de materiais didáticos em Laboratórios de Ciências, resultante das atividades teórico-práticas de professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Estaduais do Estado do Amazonas. A infra-estrutura padrão de um Laboratório de Ciências da SEDUC inclui: duas bancadas centrais de alvenaria, dois lavatórios inox, aproximadamente 12 tomadas 2P+T instaladas nas bancadas e um kit de equipamentos para os Componentes Curriculares de Ciências, Biologia, Física e Química, com cerca de 200 itens. Apoiados por esta estrutura, os Laboratórios de Ciências são considerados espaços físicos diferenciados na escola, onde os docentes dos componentes curriculares citados têm a oportunidade de contextualizar o conteúdo presente no livro didático com a realidade sócio-ambiental dos alunos.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi realizada a partir da visitação “in loco” de escolas estaduais do Amazonas, no período de 2007 a 2008, que possuíam Laboratórios de Ciências implantados desde o ano de 2002. Estes foram construídos como parte dos investimentos em infra-estrutura de melhoria da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC. Foram realizados registros fotográficos dos materiais didáticos produzidos pelos professores de Ciências, Biologia, Física e Química, em atividades teórico-práticas com seus alunos. Os materiais produzidos foram agrupados em três grupos, Ciências/Biologia, Ciências/Química e Ciências/Física, por considerar a existência de atividades afins entre estes componentes curriculares.

RESULTADOS:
A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino implantou, no período de 2002 a 2008, um total de 137 Laboratórios de Ciências, sendo 76 na Capital e 61 no Interior do Estado. Foram visitadas 14 escolas na Capital e uma (01) escola no Interior. Foram levantadas 42 amostras de materiais didáticos produzidos em tal universo de escolas. Os resultados mostram que 50% destes são provenientes do trabalho conjunto de docentes e alunos do agrupamento de Ciências/Química, seguido por 38,09% de Ciências/Biologia e 11,91% de Ciências/Física.
CONCLUSÃO:

As visitas técnicas realizadas nos Laboratórios de Ciências implantados pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino mostraram a importância destes no apoio à atividade docente e na realização de atividades práticas com seus alunos. Verificamos que os professores de Ciências/Química e Ciências/Biologia, respectivamente, foram os que mais produziram materiais didáticos, tornando suas aulas mais convidativas ao alunos e, assim, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem.

Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA, CIÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE.